Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

ELN nega autoria de atentado a base militar na Colômbia

18/06/2021 22h32

Bogotá, 17 jun (EFE).- A guerrilha Exército de Libertação Nacional (ELN) disse nesta quinta-feira que "nenhuma" de suas estruturas participou do ataque com um carro-bomba contra uma base militar colombiana na cidade de Cúcuta na última terça e que teve saldo de 36 feridos.

"Informamos que nenhuma estrutura do ELN tem ligação com o ataque ocorrido na terça-feira, 15 de junho, na 30ª Brigada da cidade de Cúcuta", informou a guerrilha em um vídeo de apenas 39 segundos, com voz e imagem distorcidas, que foi transmitido em um site e canais relacionados a ela.

Uma van branca carregada de explosivos entrou no quartel do Exército colombiano na cidade, que fica na fronteira com a Venezuela, com dois homens que se fizeram passar por oficiais. Pouco depois houve duas explosões, segundo o ministro da Defesa da Colômbia, Diego Molano.

O ataque feriu 36 pessoas - três delas "com algum nível de gravidade" - incluindo três civis.

A primeira hipótese de Molano foi que o ELN foi responsável pelo ataque, embora ele também tenha levantado a possibilidade de que ele pode ter sido cometido por dissidentes das Farc que atuam na região e supostamente ficam escondidos na Venezuela.

A forma do atentado lembra o que foi cometido em 17 de janeiro de 2019 pelo próprio ELN, também com um carro-bomba, contra a Escola de Cadetes de Polícia General Santander, em Bogotá. Na ocasião, 22 cadetes foram mortos e outras 67 pessoas ficaram feridas.

Notícias