Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

França acaba com obrigação de usar máscara em ambientes externos

17/06/2021 00h03

Paris, 16 jun (EFE).- Usar máscaras em ambientes externos não será mais obrigatório a partir de amanhã na França, enquanto o toque de recolher acabará antes do previsto, em 20 de junho, segundo anunciou nesta quarta-feira o primeiro-ministro francês, Jean Castex.

"Vamos retirar a obrigação geral de usar máscara ao ar livre. Não será obrigatório, exceto em algumas circunstâncias. Os decretos serão modificados a partir de amanhã", destacou Castex em entrevista coletiva.

Para justificar a decisão, o primeiro-ministro francês ressaltou que a taxa de vacinação não diminuiu e que o nível de circulação do vírus é o mais baixo desde agosto de 2020.

Em seu discurso no final do Conselho de Ministros, Castex explicou que o toque de recolher, que já vigora há sete meses e meio, terminará dez dias antes do plano do governo, em 20 de junho e não mais no dia 30.

Com 16,5 milhões de pessoas com o esquema completo de vacinação (pouco mais de um quinto da população), o primeiro-ministro francês pediu uma maior aceleração da taxa de imunização.

"Temos que dar tudo nas próximas semanas. Até o final de agosto devemos chegar a 40 milhões de vacinados com pelo menos uma dose (atualmente são 30,7 milhões) e 35 milhões com o esquema completo", previu.

As máscaras, que para os franceses são obrigatórias há mais de sete meses, continuarão sendo exigidas em locais fechados e em determinadas situações, como filas ou aglomerações, segundo detalhou o primeiro-ministro.

Paralelamente à queda de infecções (menos de 5 mil por dia) e óbitos (menos de 100), Castex lembrou também da queda de internados nas UTIs com Covid-19. Atualmente, são pouco menos de 2.000, quando no final de abril chegavam a 6.000.

Notícias