Topo
Notícias

Alemanha diz ter comprado milhões de dados de suspeitos de evasão fiscal em Dubai

O governo alemão teria pago 2 milhões de euros para obter estes dados, que estavam em CD, segundo a imprensa local - Getty Images/iStockphoto
O governo alemão teria pago 2 milhões de euros para obter estes dados, que estavam em CD, segundo a imprensa local Imagem: Getty Images/iStockphoto

Da AFP, em Berlim

16/06/2021 12h51Atualizada em 16/06/2021 12h53

O governo alemão anunciou, nesta quarta-feira (16), que comprou de uma fonte anônima dados fiscais de "milhões" de pessoas que têm ativos em Dubai e que podem estar praticando evasão fiscal.

Berlim "adquiriu dados" em "fevereiro" de um "informante anônimo", informou o Ministério das Finanças em um comunicado, confirmando matéria publicada no início da semana pela revista alemã "Der Spiegel".

Esses dados "contêm informações sobre milhões de contribuintes do mundo inteiro e vários milhares de alemães que possuem ativos em Dubai", acrescentou.

Agora, os serviços fiscais alemães vão analisar esses dados para detectar "rendas não declaradas" e "patrimônio desconhecido" de sonegadores de impostos.

As informações já foram enviadas para as regiões alemãs para seu "exame", disse Berlim.

O governo alemão teria pago 2 milhões de euros (em torno de US$ 2,2 milhões) para obter estes dados, que estavam em CD, segundo a imprensa local.

"Usamos todos os meios ao nosso alcance para detectar infrações fiscais", justificou o ministro das Finanças, Olaf Scholz.

Os dados relativos aos contribuintes estrangeiros serão "entregues aos respectivos países", declarou a diretora da Receita alemã, Maren Kohlrust-Schulz, em um comunicado.

Dubai, que faz parte dos Emirados Árabes Unidos, é um território particularmente atraente para as fortunas mundiais por sua baixa alíquota de impostos, tanto para pessoas físicas quanto para empresas.

Notícias