Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Espanha sediará cúpula de líderes da Otan em 2022

15/06/2021 03h50

Bruxelas, 14 jun (EFE).- A Espanha será a sede da cúpula da Otan em 2022, segundo decidiram os chefes de Estado e governo da aliança durante a reunião desta segunda-feira, em Bruxelas.

"Esperamos nos reunir de novo na Espanha, em 2022, que será seguida pelo nosso próximo encontro na Lituânia", anunciaram os líderes.

Dessa forma, a Espanha voltará a receber a reunião 25 anos depois. Em julho de 1997, Madri sediou uma reunião de líderes em um momento em que José María Aznar presidia o governo espanhol e Bill Clinton governava os Estados unidos.

Até a cúpula do ano que vem, a Otan espera ter preparado o seu novo conceito estratégico, no qual os aliados buscam refletir como a aliança enfrentará novos desafios e ameaças.

No encontro desta segunda-feira, os 30 membros decidiram abrir um "novo capítulo" na relação transatlântica, com direttrizes que a organização deve seguir para aumentar seu poder de dissuasão e defesa até 2030.

Foram identificados desafios já conhecidos, como a "agressividade" da Rússia, e outros novos, como a rivalidade militar da China e a necessidade de alcançar mais avanços tecnológicos em conjunto.

Notícias