Topo
Notícias

Ações europeias fecham em alta com Fed em foco

15/06/2021 13h37

Por Sagarika Jaisinghani e Ambar Warrick

(Reuters) - As ações europeias fecharam em alta pela oitava sessão consecutiva nesta terça-feira, impulsionadas pelo otimismo em relação à recuperação econômica neste ano, mas os ganhos foram limitados porque os investidores se resguardaram antes da reunião de política monetária do Federal Reserve.

O índice FTSEurofirst 300 subiu 0,21%, a 1.771 pontos, enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 ganhou 0,11%, a 459 pontos, marcando também a sua mais longa sequência de ganhos em mais de dois anos.

Sinais "dovish" (lenientes com a inflação) do Banco Central Europeu melhoraram as perspectivas de curto prazo para ativos movidos a risco na Europa, junto à esperança contínua de que uma campanha de vacinação estável levará a uma recuperação econômica neste ano.

O foco desta semana será a reunião de política monetária de dois dias do Federal Reserve, começando nesta terça-feira, com investidores em busca de indicações sobre discussões do banco acerca da redução de suas compras de títulos e sobre as preocupações das autoridades com o aumento da inflação. "Não esperamos que as autoridades se precipitem em tomar uma decisão agora, (mas) seria interessante ver se haverá uma discussão sobre o assunto e, em caso afirmativo, se obteremos alguma pista sobre o possível ritmo desejado de retirada", disse Charalambos Pissouros, analista de mercado sênior do JFD Group. "Um ritmo acelerado pode sugerir que as autoridades do Fed não consideram o aumento da inflação tão transitório como no passado e poderá prejudicar as ações." Os dados de preços ao produtor mais fortes que o esperado nos Estados Unidos levantaram algumas preocupações de que o Fed poderá anunciar um aperto precoce da política monetária. Os investidores também estarão de olho nos dados de inflação de toda a zona do euro nesta semana. As ações de seguros estiveram entre os setores que melhor desempenharam no dia, enquanto as ações de recursos básicos despencaram, acompanhando uma queda nos preços dos metais básicos. [MET/L] As ações de viagens e lazer despencaram mais de 2% depois que o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, adiou seus planos de suspender a maioria das restrições restantes contra a Covid-19 no país.

Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,36%, a 7.172 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 0,36%, a 15.729 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,35%, a 6.639 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,08%, a 25.736 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,54%, a 9.230 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 0,05%, a 5.201 pontos.

(Por Sagarika Jaisinghani em Bengaluru)

Notícias