Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Reator nuclear na China é monitorado por possível vazamento

14/06/2021 18h54

PARIS, 14 JUN (ANSA) - A empresa nuclear francesa Framatome anunciou, nesta segunda-feira (14), que está acompanhando "a evolução de um dos parâmetros de funcionamento" da central de Taishan, no sul da China. O monitoramento é feito depois que a TV americana CNN informou uma "ameaça radioativa iminente".   

Em comunicado divulgado à agência AFP, a companhia informou que está trabalhando para resolver um "problema de desempenho", acrescentando que, "segundo aos dados disponíveis, a planta está operando dentro dos parâmetros de segurança".   

"A nossa equipe está a trabalhar com especialistas competentes para avaliar a situação e propor soluções para resolver qualquer problema potencial", diz a nota.   

Um dos reatores EPR da usina nuclear de Taishan, no sul da China, registrou "um aumento na concentração de alguns gases nobres no circuito primário", de acordo com a Framatome, subsidiária da gigante do setor energético EDF.   

A informação está contida em uma carta enviada ao Departamento de Energia dos Estados Unidos. A CNN, porém, revela um possível "vazamento" nesta central, que conta com dois reatores EPR de tecnologia francesa.   

A EDF, um dos grupos que participaram da construção da usina, "foi informada do aumento da concentração de alguns gases nobres no circuito primário do reator número um da usina nuclear de Taishan".   

O circuito primário é um circuito selado que contém água pressurizada, que se aquece no tanque do reator em contato com os elementos combustíveis. Entre os gases ditos "nobres" ou raros, estão o argônio, o hélio, o criptônio, o argônio ou o néon, de baixa reatividade química.   

"A presença de alguns gases nobres no circuito é um fenômeno conhecido, estudado e previsto pelos procedimentos de gerenciamento de reatores", especificou a EDF.   

Segundo a CNN, as autoridades de segurança chinesas detectaram limites "aceitáveis" de radiação fora do local para evitar a suspensão da usina.   

A China General Nuclear Power Group (CGN), empresa que administra a central, disse que os indicadores ambientais dentro e ao redor da planta são normais, sem fazer referência à CNN. "A unidade 1 da planta de Guangdong está operando normalmente e a unidade 2 foi reconectada à rede na semana passada após uma reforma", disse a empresa em um comunicado.   

Até o momento, os dois reatores de Taishan são os únicos reatores da EPR em funcionamento no mundo. Outras unidades desse tipo estão sendo construídas na Finlândia, na França e no Reino Unido. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Notícias