Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Menino de 7 anos cria "Geladeira Cultural" para incentivar leitura no CE

Garoto, que tem histórias em quadrinhos como livros favoritos, criou iniciativa inspirado em associação  - Reprodução/TV Globo
Garoto, que tem histórias em quadrinhos como livros favoritos, criou iniciativa inspirado em associação Imagem: Reprodução/TV Globo
do UOL

Do UOL, em São Paulo

18/05/2021 16h01Atualizada em 18/05/2021 16h01

Um menino de apenas 7 anos criou um projeto para incentivar a leitura entre crianças e adultos em Crato, cidade na região do Cariri do Ceará. A "Geladeira Cultural", montada na frente da casa da criança, expõe um eletrodoméstico antigo que, em vez de recheado com comida, é preenchido pelos livros.

Foram os familiares do garoto, identificado como Fernando Filho, que forneceram os primeiros exemplares, mas logo outras pessoas começaram a fazer doações, graças à proposta, exposta na porta da geladeira, de pedir para que quem levasse um dos livros, deixasse outro.

O garoto contou mais sobre a iniciativa em entrevista ao Bom Dia Ceará, jornal da afiliada da TV Globo no estado, dizendo que se inspirou depois de ver uma iniciativa parecida na associação de lojistas da região.

"Eu tive essa ideia por causa da leitura. Por que eu fui ao CDL uma vez, vi os livros e fiquei impressionado", detalhou Fernando.

E a iniciativa vem fazendo sucesso entre os moradores da região, que fazem fila para pegar um exemplar. Ao falar da importância dos livros em sua vida, o garoto destacou a capacidade de imaginação trazida pelas páginas.

"É um novo futuro, a gente está dentro de uma história que a gente nunca vai conhecer. E se a gente pegar em um livro e largar o celular, a gente finalmente vai poder conhecer uma história, um novo mundo. Eu estou lendo um livro da África, naquele livro eu vou estar dentro da África, mas por um livro", argumentou.

E ao eleger suas histórias preferidas, Fernando é categórico ao responder: as histórias em quadrinhos.

"Por que eles trazem muita coisa boa, diversão. A gente está dentro de uma brincadeira bem legal, como se fosse um desenho animado", afirmou.

Agora, o próximo projeto do menino é fazer uma "geladeira escolar", apenas com livros acadêmicos, instalada em um colégio.

Notícias