Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Brasil atinge 39,3 milhões de vacinados contra covid, 18,54% da população

Brasil chegou à marca de 39,3 milhões de vacinados contra a covid-19 - Rivaldo Gomes/Folhapress
Brasil chegou à marca de 39,3 milhões de vacinados contra a covid-19 Imagem: Rivaldo Gomes/Folhapress
do UOL

Colaboração para o UOL, em São Paulo

17/05/2021 20h07

O Brasil alcançou a marca de 39,3 milhões de vacinados contra a covid-19 nesta segunda-feira (17). No total, 39.263.416 brasileiros receberam pelo menos uma dose de vacina contra a doença, o que representa 18,54% da população do país. Os dados foram levantados pelo consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte, com base nas informações fornecidas pelas secretarias estaduais de saúde.

A primeira dose de imunizante foi aplicada em 507.385 pessoas nas últimas 24 horas. No mesmo período, outras 248.519 receberam a dose de reforço.

Até o momento, 19.423.560 brasileiros receberam as duas doses de imunizante, seguindo a recomendação dos laboratórios responsáveis pela produção da CoronaVac, Oxford/AstraZeneca e Pfizer/BioNTech. O número equivale a 9,17% da população nacional.

Proporcionalmente, o Rio Grande do Sul se mantém como o estado que mais vacinou sua população com a primeira dose: 23,95% dos habitantes locais.

O estado de São Paulo permanece como aquele que, em termos percentuais, mais aplicou a segunda dose: 10,95% de sua população.

Anvisa diz que frascos da CoronaVac têm doses previstas

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) elaborou ofício concluindo que não há indícios de que frascos da vacina CoronaVac estejam sendo fabricados com volume menor de doses. Uma investigação foi realizada pelo órgão após queixas de que as vacinas produzidas pelo Instituto Butantan estavam sendo entregues em frascos contendo quantidades menores que as dez doses previstas.

Avaliação sobre a aspiração da vacina CoronaVac realizada pelo Cosems-SP (Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo) apontou que 44,4% dos frascos analisados renderam menos que as dez doses.

"Com base no resultado da inspeção investigativa, concluiu-se que falhas no processo de envase não parecem ser a causa do volume inferior reportado nas queixas técnicas", disse a Anvisa.

Em nota, o Instituto Butantan informou que a inspeção da Vigilância Sanitária Municipal de São Paulo, com apoio remoto do Centro de Vigilância Sanitária (CVS) do Estado e da Anvisa, realizada em 20 de abril, não encontrou nenhuma inadequação na linha de envase da CoronaVac, confirmando as boas práticas de fabricação.

Veículos se unem pela informação

Em resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia de covid-19, os veículos de comunicação UOL, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo, G1 e Extra formaram um consórcio para trabalhar de forma colaborativa para buscar as informações necessárias diretamente nas secretarias estaduais de saúde das 27 unidades da federação.

O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, deveria ser a fonte natural desses números, mas atitudes de autoridades e do próprio presidente durante a pandemia colocam em dúvida a disponibilidade dos dados e sua precisão.

Você utiliza a Alexa? O UOL fornece informações à inteligência artificial por voz da Amazon, com boletins de notícias e dados atualizados do número de brasileiros vacinados contra a covid-19. Para saber sobre a vacinação no país ou no seu estado com a credibilidade do UOL, pergunte: "Alexa, quantas pessoas já foram vacinadas no Brasil?", por exemplo, ou "Alexa, quantas pessoas foram vacinadas?". Nos encontramos lá!

Notícias