Topo
Notícias

Ford cria sistema de pop-ups para central de entretenimento de carros

Interior Mustang - Divulgação
Interior Mustang Imagem: Divulgação
do UOL

Do UOL

Em São Paulo (SP)

17/05/2021 13h01

Um pedido de patente feito pela Ford chamou bastante a atenção. Empresa criou uma interface de outdoor para as centrais de entretenimento dos veículos. Basicamente, o carro poderia ler outdoors nas ruas e estradas usando câmeras e criar um pop-up com um hiperlink para que a pessoa pudesse clicar e acessar o serviço em questão.

A patente não fornece bem um exemplo de como o sistema funcionaria, mas a tela veiculada mostra um hot dog com batatas fritas, um endereço e um número de telefone. Assim, se pode imaginar uma situação em que se está dirigindo e se passa na frente de um anúncio de fast food e o carro te dá a opção de pedir comida, ou direcionar a navegação para o estabelecimento mais próximo.

ford - Divugação - Divugação
Imagem: Divugação

Os críticos apontam que esta novidade pode ser uma distração para o motorista, que necessita ficar atento à estrada e aos sistemas do veículo.

A ressalva fica para carros autônomos. Em um modelo que se guia sozinho, haveria tempo e segurança para pensar em ir a um fast food ou consumir o que aparecesse no pop-up da central do veículo.

Entretanto, com automações de nível 4 e nível 5 - quando o carro se guia sozinho sem influência humana - ainda longe de chegarem ao mercado, isso não deve ocorrer em breve.

Notícias