Topo
Notícias

Covid-19: Grécia abre temporada turística, enquanto pandemia avança em vários países

14/05/2021 06h09

A Grécia inicia sua temporada turística nesta sexta-feira (14) com o retorno à liberdade de circulação após sete meses de confinamento, um dia após o anúncio de Washington de que americanos vacinados poderão parar de usar a máscara.

"Deixamos para trás as nuvens negras do medo e da insegurança", proclamou o ministro grego do Turismo, Harry Theocharis, dando início à temporada de verão na quinta-feira à noite no Templo de Poseidon, perto de Atenas.

O lockdown por região, as autorizações de saída por SMS, os controles policiais e as multas ficam para trás. Em toda a Grécia, confinada desde 7 de novembro, os museus também reabrem nesta sexta-feira. Agora, a única condição para viajar no país, cuja economia é altamente dependente do turismo, é estar vacinado ou apresentar teste de Covid-19 negativo.

Para se preparar para a temporada de verão, o governo grego também lançou uma campanha massiva de vacinação, especialmente nas ilhas. "Todas as nossas ilhas estarão totalmente protegidas até o final de junho. Até agora, um terço delas já foi vacinada", anunciou o ministro do Turismo. No total, mais de 3,8 milhões de pessoas receberam pelo menos uma dose do imunizante em um país de 11 milhões de habitantes.

Inglaterra

A Inglaterra também se prepara para iniciar uma nova etapa importante de relaxamento das restrições na segunda-feira (17), com a reabertura de museus, hotéis e estádios, graças à queda acentuada de casos de coronavírus, após um longo e rígido lockdown, além de uma campanha massiva de vacinação.

No entanto, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, expressou preocupação nesta quinta-feira sobre surtos localizados da variante do coronavírus que surgiu na Índia. Mesmo assim, ele disse estar confiante na continuidade da abertura.

Avanços na América do Norte; Biden derruba máscaras

No Canadá, a vacinação estará aberta a toda a população do Quebec, a partir desta sexta-feira.

Nos Estados Unidos, cerca de 35% da população - aproximadamente 117 milhões de pessoas -, já foram totalmente vacinadas.

"Se você estiver totalmente vacinado, não precisa usar máscara", declarou com orgulho o presidente americano, Joe Biden, na quinta-feira, nos jardins da Casa Branca. O democrata assume a decisão embora oito jogadores do clube de beisebol New York Yankees, já vacinados, tenham testado positivo para a Covid-19. As autoridades de saúde americanas continuam recomendando que pessoas imunizadas continuem a usar máscara dentro dos transportes públicos (aviões, ônibus ou trens), bem como nos aeroportos e estações.

Os Estados Unidos, com mais de 584.000 mortes, continuam a ser o país mais atingido pela pandemia, que causou mais de 3,3 milhões de mortes no mundo. Logo atrás estão Brasil (mais de 430.000), Índia (mais de 258.000), México (219.590) e Reino Unido (127.640).

Falta de vacinas na Índia

Na Índia, muitos estados estão enfrentando uma escassez de vacinas, limitando a disponibilidade para os 600 milhões de adultos com idades entre 18 e 44 anos que já poderiam ser vacinados.

Alguns fãs de informática desenvolveram ferramentas para ajudar os indianos a encontrar horários de vacinação assim que os imunizantes estiverem disponíveis. Berty Thomas, de 35 anos, uma programadora amadora e analista de negócios baseada em Chennai (ex-Madras), criou uma ferramenta de alerta com mensagens pelo Telegram e já tem mais de 400.000 assinantes.

O Nepal, com seus 30 milhões de habitantes, é outro dos países duramente atingidos pela pandemia e que enfrenta uma escassez alarmante de oxigênio e vacinas.

Outro problema para países em desenvolvimento como a Índia é a suspensão das patentes de vacinas, medida exigida para aumentar a compra de imunizantes. Nesse sentido, depois dos Estados Unidos, a China se declarou nesta quinta-feira favorável à suspensão dessas patentes para vacinas contra a Covid-19.

Com informações da AFP

Notícias