Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Espanha pede que Irã cumpra suas obrigações nucleares

13/05/2021 23h24

Madri, 13 mai (EFE).- A ministra das Relações Exteriores da Espanha, Arancha González Laya, pediu nesta quinta-feira ao chanceler do Irã, Mohammad Javad Zarif, que seu país voltasse a cumprir "plena e efetivamente" suas obrigações nucleares, e também o encorajou a usar sua influência de "maneira construtiva" para promover soluções políticas e estabilidade regional.

Os dois ministros realizaram hoje em Madri consultas políticas, nas quais analisaram as relações bilaterais, inclusive econômicas, de acordo com o comunicado da chancelaria espanhola.

Arancha González Laya destacou a importância de uma conclusão bem-sucedida das conversações em Viena sobre o retorno dos Estados Unidos ao Plano de Ação Conjunto Abrangente (JCPoA, na sigla em inglês) e apelou ao Irã para que fizesse um esforço a este respeito.

"A Espanha, assim como a UE, considera o acordo um instrumento fundamental da arquitetura de não-proliferação e, por isso, pediu ao Irã que retorne com o cumprimento total e efetivo de suas obrigações em matéria nuclear", diz a nota do Ministério das Relações Exteriores espanhol.

A ministra também manifestou a preocupação da Espanha com as "ameaças à segurança regional" e encorajou o Irã a "usar sua influência de forma construtiva" para promover soluções políticas e estabilidade regional.

Os chanceleres da Espanha e do Irã também mantiveram um "diálogo franco" que abordou os direitos humanos e a situação regional, segundo a nota do governo de Madri.

Notícias