Topo
Notícias

OPINIÃO

3 gastos caros que valem cada centavo do seu bolso

do UOL

13/05/2021 04h00

Fazer um planejamento financeiro não é fácil. Sobram gastos e falta dinheiro. Nesse momento, a vontade de cortar algumas despesas, principalmente as mais caras, é enorme. Porém, em muitos casos, diminuir essas contas pode custar muito mais caro para você no futuro.

Separei 3 gastos que podem parecer muito custosos hoje, mas que têm o potencial de salvar as suas finanças no futuro.

Plano de saúde

Apesar de o SUS prover vários serviços de qualidade para toda a população, é fato que em alguns momentos o nosso sistema público de saúde pode deixar você na mão. Não é incomum histórias de pessoas que passaram dias esperando uma vaga em UTI em hospital público ou aguardaram por meses, até anos por consulta com médico especialista.

Os planos de saúde facilitam demais essas condições e permitem que você passe por momentos críticos com mais tranquilidade. É claro que os planos não são perfeitos. É muito difícil encontrar alguém que não tenha passado por algum problema, porém eles podem salvar o seu bolso de um enorme buraco que pode durar anos.

Uma internação de UTI ou uma cirurgia de emergência podem custar centenas de milhares de reais dependendo da complexidade. Por esse motivo, é possível justificar os gastos com o plano de saúde, mesmo que pesem no orçamento.

Seguro de carro

O seguro de carro pode salvar seu bolso em uma situação que a maioria das pessoas não prevê: o dano contra terceiros. Imagine que você se envolveu em um acidente com um carro que custa 10 vezes o valor do seu. É fácil imaginar o impacto que isso pode ter na sua vida financeira.

Nesse momento, o seguro de carro com proteção de danos a terceiros pode salvar o seu dinheiro. Dependendo do plano contratado o seguro paga pelo conserto do outro veículo e você paga uma fração do que gastaria se tivesse de arcar com todos os custos.

Seguro de vida

Se você já tem uma família formada, com filhos, companheiro e/ou outros dependentes, vale a pena orçar um seguro de vida. Esse tipo de proteção é fundamental caso você ainda não tenha um patrimônio formado, mas mesmo assim se preocupa com o futuro daqueles que dependem do seu salário.

Existem vários tipos de cobertura e de condições de resgate, por isso é muito importante estudar e escolher muito bem qual é o mais adequado para o que você precisa.

Pense muito bem sempre que for cortar ou diminuir esses gastos e se necessário faça espaço no seu orçamento para acomodá-los. Pode parecer pesado hoje, mas as consequências de ficar sem eles são muito maiores.

Notícias