Topo
Notícias

Ellen DeGeneres anuncia fim de seu programa de TV nos Estados Unidos

12/05/2021 18h37

Nova York, 12 Mai 2021 (AFP) - Ellen DeGeneres, uma figura-chave na cultura de talk show da televisão americana, anunciou nesta quarta-feira (12) que encerrará seu programa após 19 temporadas.

A decisão ocorre em meio a uma queda constante no número de audiência, após alegações de ex-funcionários e trabalhadores ativos de que o "The Ellen DeGeneres Show" tem um ambiente de trabalho tóxico.

A apresentadora, escritora, produtora, atriz e comediante de 63 anos ganhou dezenas de prêmios Emmy por seu programa e foi uma pioneira na comunidade LGBTQ nos Estados Unidos desde que se declarou gay em 1997.

Essa revelação, ainda incomum na época e que ela fez por meio de sua personagem na sitcom que levava seu nome, chocou os Estados Unidos e quase condenou sua carreira.

Nesta quarta-feira, ela insistiu que sua decisão não tem relação com as denúncias ocorridas no ano passado, que incluíram relatos de intimidação, discriminação racial e assédio sexual na produção de seu show.

"Quando você é uma pessoa criativa, você precisa ser constantemente desafiada. E por melhor que este programa seja, e por mais divertido que seja, não é mais um desafio", disse DeGeneres ao The Hollywood Reporter.

Quando surgiram relatos de funcionários que trabalhavam no programa, DeGeneres reconheceu que havia problemas e prometeu tomar medidas para corrigi-los.

"Isso quase afeta o programa", disse Ellen à publicação. "Foi muito doloroso para mim. Quero dizer, muito. Mas se eu estivesse deixando o programa por isso, eu não teria retornado nesta temporada".

"O único que me importava era difundir a bondade e a compaixão e tudo o que defendia estava sendo atacado. Isso me destruiu, sinceramente".

Algumas versões indicam que DeGeneres avaliava há anos encerrar seu talk show.

Na quinta-feira, outra estrela da TV americana, Oprah Winfrey, vai entrevistá-la para falar sobre esse final.

O episódio final está programado para a primavera de 2022.

DeGeneres foi coprodutora do seu programa e no ano passado faturou cerca de 84 milhões de dólares, em grande parte graças a ele.

Isto a tornou na décima segunda celebridade mais bem paga do mundo, segundo a revista Forbes. O programa fez uma breve pausa quando DeGeneres foi diagnosticada com a covid-19 em dezembro.

"Definitivamente, as pessoas vêm dizendo: 'Por que não tentamos durar um pouco mais?' Mas 19 anos é muito tempo para fazer qualquer coisa", disse à Hollywood Reporter. "Não estou super sorridente todos os dias, mas a minha intenção nunca foi fazer mal a ninguém".

dw/bgs/ll/mps/ap/mvv

Notícias