Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Chefes de diplomacia russa e americana se reunirão em 20 de maio (Moscou)

12/05/2021 14h52

Moscou, 12 Mai 2021 (AFP) - Os chefes da diplomacia russa e americana, Serguei Lavrov e Antony Blinken, vão se reunir no dia 20 de maio em Reykjavic, paralelamente à sessão do Conselho do Ártico, informou nesta quarta-feira (12) o governo russo.

Em uma conversa telefônica hoje, "Serguei Lavrov e Antony Blinken concordaram em realizar uma reunião paralela a esta sessão para discutir questões-chave das relações bilaterais e da agenda internacional", informou o ministério das Relações Exteriores da Rússia.

Os dois conversaram nesta quarta sobre a Coreia do Norte, o programa nuclear iraniano e a "estabilidade estratégica", segundo o governo russo.

As relações entre a Rússia e os Estados Unidos se deterioraram nos últimos anos devido às acusações de Washington de interferência nas eleições presidenciais de 2020, espionagem e ataques cibernéticos.

O governo do presidente Joe Biden ordenou em abril novas sanções contra entidades ligadas à Rússia, a expulsão de 10 diplomatas e a proibição de bancos americanos comprarem diretamente títulos emitidos pela Rússia.

O governo russo respondeu expulsando 10 diplomatas americanos e proibindo representações americanas de empregar estrangeiros.

Apesar dessas medidas, as duas capitais debatem uma possível cúpula entre os presidentes Joe Biden e Vladimir Putin em um país terceiro em junho de 2021.

pop/mis/mb/mr

Notícias