Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Com mais de um ano de pandemia, Laos registra primeira morte por covid-19

Getty Images
Imagem: Getty Images
do UOL

Do UOL, em São Paulo

09/05/2021 16h04

Depois de passar mais de um ano quase intocado pela covid-19, o Laos registrou hoje a sua primeira morte pela doença. Com um pouco mais de mil casos, o pequeno país do sudeste asiático passa por um aumento preocupante dos casos.

Segundo o site estatal Vientiane Times, a vítima é uma mulher vietnamita de 53 anos que tinha problemas médicos subjacentes, incluindo diabetes, e que trabalhava em um clube de karaokê em uma vila fora da capital Vientiane.

O país registra até o momento 1.302 casos de covid-19. As infecções começaram a crescer a partir do feriado de ano novo do Laos que ocorreu no último dia 14 de abril.

No último mês, um surto local levou o governo a decretar lockdown de duas semanas na capital. Também foram fechadas as fronteiras com a Tailândia, que vive atualmente o seu pior surto e já registrou 399 mortes, segundo o site Wordometers.

Com cerca de 7 milhões de habitantes, a pequena nação asiática passou 2020 quase sem registrar casos. Porém, com o surto do último mês, diversos idosos e pessoas com comorbidades vêm registrando infecções, segundo o vice-diretor-geral do Departamento de Saúde e Reabilitação, Dr. Bouathep Phoumin.

Outro vizinho, Camboja, também passa neste momento por um surto preocupante. O país registrou sua primeira morte no início de março e agora já tem 120 fatalidades.

Até o momento, o Laos já aplicou 184.387 doses de vacina contra a covid-19, o que corresponde a pouco mais de 2,5% da população.

Notícias