Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Recomeçam em Viena negociações sobre programa nuclear iraniano

07/05/2021 11h27

Viena, 7 Mai 2021 (AFP) - Os negociadores do programa nuclear iraniano retomaram suas discussões em Viena, nesta sexta-feira (7), de modo a salvar o acordo de 2015 antes do final de maio, evitando que a campanha de 18 de junho para a Presidência iraniana interrompa o processo.

Os representantes das partes signatárias do pacto (Irã, China, Rússia, França, Alemanha e Reino Unido) iniciaram sua quarta sessão, às 11h locais (6h em Brasília), em um hotel de luxo da capital austríaca, informou a União Europeia (UE), que participa dos diálogos.

O objetivo é restaurar esse acordo que deveria impedir o Irã de se dotar de uma arma atômica. Ele se encontra em ponto morto desde que os Estados Unidos se retiraram do pacto, em 2018, sob a presidência de Donald Trump, e voltaram a impor sanções contra Teerã.

Seu sucessor na Casa Branca, Joe Biden, quer voltar ao acordo. Ontem, um funcionário de alto escalão do governo considerou "possível" chegar a uma solução nas próximas semanas, antes das eleições de junho no Irã.

Diplomatas ouvidos pela AFP mencionaram o mesmo prazo.

"Nada está garantido, mas estamos no caminho certo (...)", declarou um deles.

Irã e Estados Unidos, que participam das negociações por mediação europeia, devem chegar a um acordo sobre a suspensão das sanções reinstauradas por Trump e sobre o retorno de Teerã ao respeito total de seus compromissos nucleares. Em represália à decisão de Washington, o governo iraniano começou a afrouxar sua adesão pacto desde então.

As três primeiras sessões de negociação foram "sérias" e "construtivas", de acordo com uma autoridade americana, que falou sob condição de anonimato.

burx-anb/bg/at/me/mar/tt

Notícias