Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Espanha enviará material médico e respiradores à Índia

07/05/2021 02h29

Madri, 6 mai (EFE).- A Espanha enviará equipamento médico para a Índia em resposta ao apelo internacional de ajuda para enfrentar a pandemia de coronavírus no país, que tem a maior taxa mundial de positivos - uma média de 380.000 infectados por dia - e o terceiro maior número de mortes, atrás apenas de Estados Unidos e Brasil.

Representantes das autoridades espanholas de Cooperação e Saúde, juntamente com o embaixador da Índia na Espanha, Sanjay Verma, dirigiram-se nesta quinta-feira ao aeroporto de Barajas, em Madri, para supervisionar o carregamento do equipamento que será enviado amanhã ao país asiático em um voo comercial com escala na Arábia Saudita.

A Espanha enviará para a Índia 167 respiradores e 121 concentradores de oxigênio, assim como filtros e máscaras em um montante aproximado de 2 milhões de euros.

De todo o material, 111 concentradores de oxigênio, 22 respiradores e outros artigos foram adquiridos pelo Gabinete de Ação Humanitária da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID).

Além disso, o Ministério da Saúde espanhol doou 10 concentradores de oxigênio e 141 respiradores, além de quatro respiradores fabricados e doados pela empresa espanhola Inbentus.

O envio, articulado pela AECID, chegará a Nova Délhi na segunda-feira, 10 de maio, e será entregue à Cruz Vermelha Indiana para sua distribuição. Está prevista ainda uma segunda remessa da Espanha para a próxima semana.

A ajuda espanhola faz parte do pedido feito pela Índia através do Mecanismo Europeu de Protecção Civil, ao qual se juntaram também Alemanha, Holanda, Dinamarca e República Tcheca em nome da União Europeia.

Além do envio feito através deste mecanismo, haverá outro amanhã de Barcelona com 400 respiradores e 200 concentradores de oxigênio em nome da Fundação Vicente Ferrer e das organizações Open Arms com o apoio de agentes da sociedade civil e do governo regional da Catalunha.

Notícias