Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Vacina da Pfizer tem mais de 95% de eficácia contra covid-19, aponta estudo

Estudo com a vacina da Pfizer foi feito com base em dados da campanha de vacinação de Israel - Carlos Osorio/Reuters
Estudo com a vacina da Pfizer foi feito com base em dados da campanha de vacinação de Israel Imagem: Carlos Osorio/Reuters

06/05/2021 01h55Atualizada em 06/05/2021 07h03

A vacina contra o novo coronavírus produzida pela parceria entre Pfizer e BioNtech oferece mais de 95% de proteção contra infecção, internação e morte pela doença, de acordo com um estudo publicado hoje pela revista "The Lancet".

O estudo foi feito com base em dados da campanha de vacinação de Israel, que usou apenas o imunizante da farmacêutica americana, coletados entre 24 de janeiro e 3 de abril de 2021. A pesquisa é fundamental no curso da pandemia da covid-19, pois pela primeira vez a eficácia foi analisada em todo um país com informações populacionais.

Segundo o levantamento, a dose dupla do imunizante da Pfizer provou ser altamente eficaz em todas as faixas etárias na prevenção da transmissão sintomática e assintomática do vírus SARS-CoV-2, bem como de internações e morte por causa da doença.

Eficaz em todas as faixas etárias

Segundo o estudo, a proteção contra o novo coronavírus é tão forte entre os mais velhos quanto entre os adultos mais jovens. As análises apontam que a vacina da farmacêutica americana entre aqueles com mais de 85 anos os protege 94,1% da infecção, 96,9% da hospitalização e 97% da morte por covid. Enquanto isso, adultos de 16 a 44 anos imunizados preveniram a infecção em 96,1% dos casos, e a morte em 100%.

A vacina da Pfizer e da BioNtech, chamada BNT162b2, foi licenciada para uso em 6,5 milhões de pessoas em Israel em dezembro de 2020, de acordo com resultados de laboratório entre aqueles com 16 anos ou mais, e em uma época em que a cepa dominante era a britânica (B117).

Mais de um ano após o começo da pandemia, a covid-19 já causou mais de 131 milhões de infecções e mais de 2,8 milhões de mortes no mundo inteiro, conforme dados do início de abril deste ano.

Israel registrou 232.268 casos, 7.694 internações e 1.113 mortes por covid-19 durante o período de análise refletido no estudo. No dia da conclusão do levantamento, 3 de abril, 72,1% da população israelense já havia recebido pelo menos uma das duas doses da vacina, tornando o país aquele com a maior proporção de população imunizada em todo o mundo.

"(O estudo) é uma oportunidade única e real para determinar a eficácia da vacina e observar os amplos efeitos da campanha de vacinação sobre a saúde pública", considerou a principal autora do relatório e integrante do Ministério da Saúde, Sharon Alroy-Preis,

Entretanto, os autores da pesquisa advertem que os dados não devem ser generalizados. Os responsáveis ressaltaram que é importante levar em conta as diferenças existentes nas campanhas de vacinação entre países, bem como a evolução da pandemia e o surgimento de novas cepas no futuro, o que pode causar variações percentuais na eficácia.

O consultor médico do Departamento de Vacinas da Pfizer nos Estados Unidos, Luis Jodar, afirmou que é urgentemente necessário obter mais dados sobre a vacina da Pfizer-BioNTech contra infecções graves e mortes. Segundo ele, isso será vital para enfrentar a pandemia.

Notícias