Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Reino Unido envia barcos-patrulha a Jersey após ameaça francesa

06/05/2021 02h04

Londres, 5 mai (EFE).- O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, anunciou nesta quarta-feira o envio de dois barcos-patrulha da Marinha Real Britânica para a ilha de Jersey após a França ter ameaçado de retaliação pelo seu desacordo com as restrições de pesca estabelecidas nas águas daquele território.

Johnson conversou hoje com o ministro-chefe da ilha, John Le Fondré, e disse a ele que "qualquer bloqueio" por parte da França seria "completamente injustificado", de acordo com um porta-voz de Downing Street, gabinete oficial do premiê britânico.

A ministra do Mar francês, Annick Girardin, indicou que Jersey, uma dependência da Coroa Britânica com governo autônomo, impôs limitações aos navios franceses sobre quantos dias podem pescar, quais espécies podem pescar e quais equipamentos de pesca utilizar.

Girardin considera ser uma violação dos acordos do Brexit e lembrou que Paris tem mecanismos de pressão contra Jersey, como o fornecimento de eletricidade à ilha através de um cabo submarino que sai da França.

O chefe do governo britânico disse hoje que o embarque de navios da Marinha é feito como uma "medida de precaução" com o objetivo de "monitorar a situação".

"O primeiro-ministro (britânico) e o ministro-chefe (de Jersey) enfatizaram a necessidade de diminuir as tensões e de haver diálogo entre Jersey e a França sobre o acesso à pesca", disse Downing Street.

Notícias