Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Ministra das Relações Exteriores da Espanha inicia visita a Brasil e Paraguai

06/05/2021 19h49

Madri, 6 mai (EFE).- A ministra das Relações Exteriores da Espanha, Arancha González Laya, inicia nesta quinta-feira uma viagem que a levará ao Brasil e ao Paraguai, com o objetivo de reforçar as relações e a cooperação bilateral.

Durante a viagem, que se prolongará até 9 de maio, a ministra espanhola planeja realizar reuniões com seus homólogos e outras autoridades de ambos países.

O primeiro destino da viagem é Brasília, onde González Laya deve se reunir com os ministros das Relações Exteriores, Carlos Alberto Franco França, com o Ministro da Economia, Paulo Guedes, e com a Ministra da Agricultura, Tereza Cristina.

Durante a reunião com França será assinado um memorando de entendimento que estabelece uma comissão bilateral permanente Brasil-Espanha para reafirmar a força da relação entre os dois países através do intercâmbio permanente de informações.

Além disso, será assinado outro memorando relacionado ao esporte.

A ministra espanhola irá se reunir também com representantes de empresas espanholas presentes no Brasil, participará da cerimônia virtual de entrega do Premio Colegio Español del Año e terá uma reunião com os diretores da rede de centros do Instituto Cervantes no Brasil, que acolhe o maior número destes centros no mundo, oito no total.

Além disso, no âmbito da cooperação, o objetivo é promover os instrumentos de coordenação entre a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) e a Agência Brasileira de Cooperação.

Durante a segunda etapa da viagem, no Paraguai, a ministra se encontrará com o presidente paraguaio, Mario Abdo Benítez, o Ministro das Relações Exteriores, Euclides Acevedo, e a Ministra da Infância e Adolescência, Teresa Martínez.

González Laya terá também a oportunidade de visitar o Centro Cultural da Embaixada da Espanha Juan de Salazar e de se encontrar com ONG espanholas presentes no país.

Notícias