Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Senado aprova suspensão de pagamento parcelas do Fies por mais um ano

Suspensão de pagamento parcelas do Fies tem como objetivo manter os jovens matriculados nas universidades, mesmo com as dificuldades financeiras provocadas pela pandemia do coronavírus - Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Suspensão de pagamento parcelas do Fies tem como objetivo manter os jovens matriculados nas universidades, mesmo com as dificuldades financeiras provocadas pela pandemia do coronavírus Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Camila Turtelli

Brasília

05/05/2021 20h44Atualizada em 05/05/2021 21h37

Senadores aprovaram a prorrogação, por um ano, da suspensão do pagamento de parcelas do Fies, prevista em lei sancionada no passado por causa da pandemia. O prazo começa a ser contado em 1º de janeiro de 2021. O texto precisa ainda ser aprovado pela Câmara e depois seguir para sanção presidencial para ter validade.

Inicialmente, o projeto de lei apresentado pelo senador Jayme Campos (DEM-MT) previa a suspensão do pagamento de parcelas pelo prazo de 180 dias. O objetivo é manter os jovens matriculados nas faculdades e universidades, mesmo com as dificuldades financeiras provocadas pela pandemia do coronavírus. Durante a votação, o relator Dario Berger (MDB-SC), acatou um emenda para elevar o prazo para um ano.

"De fato, não tem sentido os alunos pagarem o Fies. Primeiro porque estão desempregados. Segundo, mesmo se tivessem, provavelmente estariam com dificuldade hoje de pagar as parcelas do Fies", disse o senador Izalci Lucas (PSDB-MG)

"Essas medidas são importantes, pois muitos dos estudantes perderam seus empregos e necessitam de um tempo maior para se recuperar, assim como a própria economia do país precisa de tempo para gerar o crescimento necessário à superação dessa tragédia. Garantir que, mesmo diante de toda essa crise, milhares de jovens, muitos carentes de recursos, possam seguir seus estudos é o nosso principal objetivo", disse o senador Jean Paul Prates (PT-RN).

Notícias