Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Regiões pressionam governo da Itália a acelerar reaberturas

05/05/2021 08h00

ROMA, 5 MAI (ANSA) - O órgão que representa as 20 regiões da Itália cobrou nesta quarta-feira (5) que o governo do premiê Mario Draghi acelere o cronograma de relaxamento das restrições anti-Covid.   

"Ainda há atividades que estão fechadas, como as academias e o setor de casamentos, que não têm perspectivas", disse o governador de Friuli Veneza Giulia e presidente da Conferência das Regiões, Massimiliano Fedriga, do partido de ultradireita Liga, à Radio24.   

Em 26 de abril, o governo italiano autorizou a reabertura de bares e restaurantes com mesas ao ar livre, museus, cinemas e teatros na faixa amarela de risco epidemiológico, que hoje engloba 14 das 20 regiões do país.   

As próximas flexibilizações estão previstas para 15 de maio, com a reabertura de piscinas públicas, sempre na faixa amarela.   

Academias reabrem em 1º de junho; feiras, em 15 de junho; e congressos e parques de diversão, em 1º de julho.   

No entanto, segue em vigor um toque de recolher noturno entre 22h e 5h em âmbito nacional, embora Draghi tenha prometido revisar a medida em meados deste mês. Segundo Fedriga, a Itália não pode "se fossilizar" no debate sobre o toque de recolher "Torço para que o toque de recolher possa ter gradualidade para que possamos removê-lo, mas ninguém vai rasgar as roupas se houver a necessidade de mais algumas semanas. O fundamental é reabrir mais atividades com máxima segurança", afirmou.   

A Liga, partido liderado pelo senador Matteo Salvini, vem pressionando pelo fim do toque de recolher desde o mês passado e pelo relaxamento das regras contra a Covid.   

A Itália contabiliza quase 4,1 milhões de casos do novo coronavírus e cerca de 121,7 mil mortes na pandemia, mas os números diários de contágios e óbitos vêm caindo desde meados de março e abril, respectivamente. (ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Notícias