Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Jornalista francês diz ter sido sequestrado por extremistas no Mali

05/05/2021 07h54

Bamako, 5 Mai 2021 (AFP) - Um jornalista francês, colaborador de diferentes meios de comunicação, disse que foi sequestrado no início de abril no Mali por extremistas ligados à Al-Qaeda.

A mensagem foi veiculada em um vídeo de origem indeterminada que circulou nas redes sociais nesta quarta-feira (5).

Em Paris, uma fonte do ministério das Relações Exteriores da França confirmou à AFP o "desaparecimento" de Olivier Dubois, que colaborou com veículos como a rede France24, o jornal Libération e o Le Point Afrique.

Em um vídeo de cerca de 20 segundos, Dubois diz ter sido sequestrado em 8 de abril em Gao (norte) pelo Grupo de Apoio ao Islã e aos Muçulmanos (JNIM, no acrônimo em árabe), uma aliança jihadista na África.

Vestido com um traje tradicional rosa claro, o jornalista olha para a câmera e se dirige a sua família, amigos e autoridades francesas para pedir "que façam tudo ao seu alcance para me libertar".

"Confirmamos o desaparecimento do senhor Olivier Dubois no Mali. Estamos em contato com sua família e com as autoridades malinesas. Prosseguimos com as verificações técnicas de costume", disse um funcionário do ministério das Relações Exteriores francês à AFP.

Desde 2012, Mali tem sido palco de um avanço jihadista que mergulhou o país em uma crise de insegurança. A violência também se espalhou para os vizinhos Burkina Faso e Níger.

A violência jihadista, intercomunitária, ou de outra natureza deixou milhares de mortos e centenas de milhares deslocados, apesar da intervenção das forças da ONU, francesas e africanas.

ah-sd-dla-lal/jhd/mas/mar/tt

Notícias