Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

EUA declaram apoio a quebra de patente de vacinas anti-Covid

05/05/2021 17h45

WASHINGTON, 5 MAI (ANSA) - Os Estados Unidos anunciaram nesta quarta-feira (5) que são a favor da revogação da proteção de patentes para as vacinas contra o novo coronavírus Sars-CoV-2 para acelerar a produção e distribuição de doses em todo o mundo.   

"Esta é uma crise de saúde global e as circunstâncias extraordinárias da pandemia exigem medidas extraordinárias", disse a representante comercial dos EUA, Katherine Tai, em um comunicado.   

Segundo ela, o governo do presidente Joe Biden acredita firmemente nos direitos de propriedade intelectual, mas para acabar com esta pandemia apoia a isenção de certas proteções para as vacinas anti-Covid.   

Na nota, Tai ainda ressaltou que está participando "ativamente de negociações necessárias com a Organização Mundial do Comércio (OMC) para que isso aconteça".   

"Essas negociações levarão tempo, considerando a natureza consensual da instituição e a complexidade dos assuntos envolvidos", acrescentou.   

A porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, já havia antecipado que o democrata era a favor dessa revogação. Além disso, o próprio presidente americano afirmou que falará sobre o assunto nas próximas horas.   

O posicionamento demonstra uma mudança na postura dos Estados Unidos, que sempre se colocou contra a quebra das patentes, ao lado de países europeus, incluindo Reino Unido e Suíça, com o argumento de que eram necessárias para incentivar a pesquisa e o desenvolvimento de medicamentos. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Notícias