Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

CPI: Senadores batem boca sobre presença de bancada feminina

do UOL

Rayanne Albuquerque, Luciana Amaral e Lucas Valença*

Do UOL, em São Paulo

05/05/2021 12h05Atualizada em 05/05/2021 14h32

A CPI da Covid foi suspensa após senadores e senadoras protagonizarem uma briga durante a sessão que ouvia o depoimento do ex-ministro da Saúde Nelson Teich. A discussão aconteceu após o presidente da comissão, Omar Aziz (PSD-AM), conceder fala para Eliziane Gama (Cidadania-MA).

Ninguém mais do que meu partido respeita o papel das mulheres. Agora se foi um erro das lideranças não indicar as mulheres, a culpa não é nossa
Ciro Nogueira (PP-PI)

Na sequência, Aziz disse que a única diferença entre os senadores e as senadoras é que eles foram indicados para compor a comissão, mas que elas poderiam integrar com questionamentos aos que estão prestando depoimentos. Após a fala do presidente da Comissão, a senadora Eliziane Gama rebateu o senador Ciro.

Agora vamos analisar do ponto de vista da razoabilidade, senador Ciro. Essa CPI tem 18 membros e nenhuma representante feminina
Eliziane Gama (Cidadania-MA)

Entre os 18 membros da comissão, nenhum deles é mulher. A bancada feminina no Senado, composta por 12 senadoras, tem se revezado para acompanhar a Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid. Nenhum dos nomes foi sugerido para integrar a CPI, entre titulares e suplentes.

Aziz informou que a concessão não foi feita pelo fato das senadoras serem mulheres, mas por elas serem uma parcela significativa no Senado.

Com a discussão, o presidente da comissão decidiu suspender a sessão por alguns minutos. "Podem brigar aí à vontade", disse. A oitiva de Nelson Teich foi retomada minutos depois. A representante da bancada feminina conseguiu fazer perguntas ao ex-ministro.

Os integrantes da CPI

Governistas: Jorginho Mello (PL-SC), Eduardo Girão (Podemos-CE), Marcos Rogério (DEM-RO) e Ciro Nogueira (PP-PI)

Independentes e oposição: Humberto Costa (PT-PE), Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Renan Calheiros (MDB-AL), Otto Alencar (PSD-BA), Omar Aziz (PSD-AM), Tasso Jereissati (PSDB-CE) e Eduardo Braga (MDB-AM)

Suplentes: Jader Barbalho (MDB-PA), Luis Carlos Heinze (PP-RS), Angelo Coronel (PSD-BA), Marcos do Val (Podemos-ES), Zequinha Marinho (PSC-PA), Rogério Carvalho (PT-SE) e Alessandro Vieira (Cidadania-SE)

* Com a colaboração de Nathan Lopes

Notícias