Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Com casos em alta novamente, Índia bate novo recorde de mortes por covid-19

Parentes coletam os restos mortais de vítimas do coronavírus após cremação em massa em Nova Déli, na Índia - Tauseef Mustafa/AFP
Parentes coletam os restos mortais de vítimas do coronavírus após cremação em massa em Nova Déli, na Índia Imagem: Tauseef Mustafa/AFP

05/05/2021 20h45Atualizada em 05/05/2021 21h14

A Índia registrou nesta quarta-feira 3.780 mortes em decorrência do coronavírus, o número mais elevado desde o início da pandemia, enquanto as infecções diárias voltaram a aumentar após vários dias de ligeiras quedas.

Os últimos dados do Ministério da Saúde indiano elevaram o número total de mortes para 226.188, enquanto os 382.315 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas aumentaram o total de infecções para 20,6 milhões.

O segundo país mais afetado do mundo pela pandemia em termos absolutos, atrás apenas dos Estados Unidos, com 32,5 milhões de casos, segundo a Universidade Johns Hopkins, viu o número de infecções diárias crescer hoje pela primeira vez desde que ultrapassou o patamar de 400.000 positivos no sábado passado.

O país asiático está mergulhado em uma arrasadora segunda onda da pandemia, que continuou a crescer desde o último mês de fevereiro e levou seu sistema de saúde ao limite, com carências de oxigênio e leitos em grandes cidades como Nova Délhi.

Nas últimas 24 horas, a Índia administrou 1,4 milhão de doses contra o coronavírus, um número baixo em comparação com os quase três milhões e meio de vacinas que chegaram a ser administradas em um dia semanas atrás.

Com estes dados, o país ultrapassou a marca de 160 milhões de vacinas administradas desde que iniciou sua campanha, ampliada no final de semana passado a todos os cidadãos com mais de 18 anos.

No entanto, e embora a Índia veja no seu programa de vacinação a salvação para a crise do coronavírus, a percentagem da população totalmente vacinada é de cerca de 2%.

Mais de 40 países começaram a enviar ajuda para a Índia combater a pandemia, incluindo ventiladores mecânicos e outros equipamentos médicos, como geradores, cilindros de oxigênio, concentradores e reguladores.

O aumento de casos no país tem sido atribuído a um relaxamento das medidas contra o coronavírus pela população e à organização de eventos de massas, como enormes comícios no contexto das eleições regionais e o festival Kumbh Mela, uma das mais antigas celebrações religiosas do mundo.

A variante indiana de dupla mutação e outras estirpes poderiam estar por trás deste súbito aumento de casos no país, embora neste momento os virologistas tenham assinalado que existe uma falta de dados para apoiar esta teoria.

Notícias