Topo
Notícias

Casa sobre rodas: como um apaixonado por ônibus fez seu próprio motorhome

Comprou um ônibus e não sabe o que fazer com ele? Que tal seguir a ideia do Lucas e transformar o veículo em um motorhome? - Reprodução
Comprou um ônibus e não sabe o que fazer com ele? Que tal seguir a ideia do Lucas e transformar o veículo em um motorhome? Imagem: Reprodução
do UOL

Rodrigo Lara

do UOL, em São Paulo

02/05/2021 04h00

Há quem diga que uma das melhores partes de uma viagem é voltar para casa. Mas será que isso se aplicaria se a sua casa fizesse parte da viagem?

Se a ideia de ter uma casa sobre rodas é cativante e um dos principais argumentos de quem é fã de motorhomes, imagine só se isso incluir uma paixão antiga e a possibilidade de construir a sua "casa móvel" por conta própria, deixando ela do jeito que você sempre quis.

Essa é a história de Lucas Teixeira Silva, de 34 anos. Ex-empresário do ramo de transportes executivos, hoje ele trabalha construindo motorhomes sob encomenda, ministra cursos sobre a montagem desses veículos e também possui um canal no YouTube, onde relata detalhes sobre como é transformar veículos para que eles se tornem casas sobre rodas.

O mais curioso é que ele meio que entrou nesse mundo por acaso e essa história começou com uma paixão um tanto curiosa: os ônibus.

Motorhome Um Sonho - Reprodução - Reprodução
A história de Lucas começou com um ônibus velho que, um ano depois, tinha virado uma casa completa sobre rodas
Imagem: Reprodução

Construtor por acaso

Sabe aquela situação na qual temos um sonho, realizamos ele e depois ficamos meio que sem saber o que fazer? Foi assim que Lucas começou a sua trajetória como construtor de motorhomes.

"Eu sempre fui apaixonado por ônibus e queria ter um. Há uns quatro anos eu consegui realizar esse sonho e comprei um Mercedes-Benz O371 ano 1992, por R$ 10 mil. Comprei, trouxe para casa e fiquei com ele por um tempo, mas ter um veículo do tipo só para ter não me fazia muito sentido. Foi aí que eu resolvi pegar esse ônibus velho e transformar ele em um motorhome, na garagem de casa mesmo", conta.

A ideia parecia fantástica, não fosse um detalhe: Lucas não fazia a menor ideia de como fazer aquele ônibus se transformar em uma casa ambulante.

"Era muita emoção, muita paixão, mas eu estava por fora do que fazer. Comecei desmontando o ônibus e fazendo a parte de pintura e funilaria".

Motorhome Um Sonho - Reprodução - Reprodução
Interior do motorhome é completo, com direito a cozinha, sofá, banheiro e camas; equipamentos são alimentados por energia solar
Imagem: Reprodução

Havia um outro problema: Lucas nunca tinha entrado em um motorhome e, portanto, não tinha referência alguma e essa foi a sua maior dificuldade. "Eram muitas dúvidas. Como se constrói o banheiro de um motorhome? Como funciona um vaso sanitário para esses carros? Para onde vai a água? Foi difícil encontrar essas informações e eu não encontrava em lugares como o YouTube".

Aí surgiu outra ideia: por que não criar um canal em vídeo para tratar sobre o tema? Esse foi o início da história do canal Motorhome O Sonho, que hoje reúne 151 mil inscritos. Nele, Lucas traz dicas sobre a construção desses veículos, conta histórias curiosas e, claro, relatos de suas viagens.

No final do projeto, o ônibus de Lucas se transformou em uma casa completa, com banheiro, sala, cozinha e até mesmo quarto. E o projeto, em si, é sustentável, com a geração de eletricidade para os equipamentos sendo feita por meio de placas solares, cuja energia captada é armazenada em duas baterias.

Inspiração e novo projeto

Além das viagens, Lucas conta que o seu mergulho de cabeça nesse estilo de vida também serviu de inspiração para outras pessoas.

"O canal acabou sendo algo muito inspirador. A montagem do meu ônibus levou um ano e produzi alguns conteúdos quando ele ficou pronto. Para minha surpresa, um seguidor conseguiu meu telefone e me ligou. Era um senhor, de 63 anos de idade, que estava muito emocionado com a conclusão do projeto. O principal motivo era que ele também sonhava em ter o seu próprio motorhome e já trabalhava por conta própria no projeto há 15 anos", conta.

Outro exemplo citado por Lucas é o de uma advogada aposentada que passou a acompanhar o canal Motorhome O Sonho logo nos primeiros vídeos. "Ela também tinha vontade de montar um motorhome e, para isso, comprou um Fiat Ducato. Ela fez tudo por conta própria, mesmo sem ter experiência com marcenaria ou solda. O curioso é que eu acabei encontrando com ela por acaso, quando viajava pelo Nordeste. Ela passou pelo ônibus, começou a buzinar e acabamos nos conhecemos pessoalmente. É muito gratificante ver isso".

Motorhome Um Sonho - Reprodução - Reprodução
Dentre os projetos fabricados por Lucas estão vans e, claro, Kombi; modelo da VW é bastante procurado para transformação em motorhome
Imagem: Reprodução

Lucas conta que acaba usando essas histórias como exemplo quando perguntam, durante seus cursos, se é realmente possível montar um motorhome por conta própria.

Agora, Lucas diz que está atrás de novos projetos, enquanto finaliza encomendas feitas por clientes. Ele colocou o seu ônibus à venda por R$ 160 mil, mas isso não quer dizer que ele ficará sem motorhome. "Eu comprei uma Sprinter nova e a minha ideia é gravar uma série mostrando a montagem dela. Por enquanto, estou atrás de parcerias e de uma produtora, e também estou organizando o galpão, vendo cenários e por aí vai. A intenção é fazer algo estilo aquelas séries norte-americanas que mostram o dia a dia de uma oficina".

Notícias