Topo
Notícias

Volkswagen diz analisar com advogados caso de Fusca chinês elétrico

Punk Cat da ORA, inspirado no VW Fusca - Divulgação
Punk Cat da ORA, inspirado no VW Fusca Imagem: Divulgação
do UOL

Do UOL

Em São Paulo (SP)

23/04/2021 11h14

Depois de ver um modelo bastante parecido com o Fusca exibido no Salão do Automóvel de Xangai, a Volkswagen pode estar pensando em processar a marca que idealizou e produziu o carro.

Chamado de Punk Cat e feito pela ORA, de propriedade da Great Wall, o modelo tem quatro portas e motorização 100% elétrica. A Volkswagen, por sua vez, havia descontinuado o Fusca/Beetle em 2019.

Ao site Carscoops, a marca alemã disse: "verificamos esta questão no que diz respeito a quaisquer violações de modelo de utilidade ou direitos de design da Volkswagen AG e nos reservamos o direito de tomar quaisquer medidas legais necessárias."

A mensagem não é fácil de compreender, mas deixa de alguma maneira explícito que a montadora entende que o Punk Cat pode conter uma violação de seus direitos autorais, e que no momento investiga isso com seus advogados.

Algo que pode fazer a Volkswagen realmente entrar na justiça é o fato de a montadora ter registrado o nome "e-Beetle" no ano passado, sugerindo que o modelo poderia retornar como um carro elétrico em breve.

No entanto, entrar na justiça chinesa não é a coisa mais fácil do mundo, já que muitas vezes o governo chinês tem participação em empresas, o que pode dificultar as coisas. Entretanto, a Jaguar Land Rover em 2019 chegou a ganhar um caso da Jiangling, no modelo Land Wind X7 - com a silhueta básica, linha do teto e faróis do Land Rover Evoque.

Com isso, a Jiangling foi forçada a retirar o LandWind X7 do mercado e pagar uma compensação à Jaguar Land Rover.

Notícias