Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

A 3 meses dos Jogos, Japão declara novo estado de emergência

23/04/2021 11h11

TÓQUIO, 23 ABR (ANSA) - O governo do Japão anunciou nesta sexta-feira (23) um novo estado de emergência nacional por conta da pandemia de Covid-19 a exatos três meses do início dos Jogos Olímpicos de Tóquio, que começam em 23 de julho. A medida ficará em vigor entre 25 de abril e 11 de maio.   

"Precisamos adotar decisões extremas para ter sob controle a difusão do coronavírus no período crucial das próximas semanas", disse o primeiro-ministro, Yoshihide Suga, ao fim da reunião com o comitê de especialistas médicos.   

Além da capital Tóquio, a medida afetará os distritos Osaka, Kyoto e Hyogo e atinge em cheio a chamada "Golden Week", a semana de feriados no fim de abril e início de maio que provoca grandes deslocamentos populacionais no país. A decisão afeta cerca de um quarto dos 126 milhões de habitantes e um terço do PIB nacional.   

Esse é o terceiro período de emergência nacional anunciado pelo governo japonês que, apesar de impor medidas mais restritivas, não se assemelha ao lockdown visto em países europeus ou asiáticos em geral.   

Durante o período, as atividades comerciais, bares e restaurantes devem fechar às 20h, os transportes públicos reduzirão as viagens noturnas durante os fins de semana e feriados, e será feito um redimensionamento do público presente em eventos esportivos. Devem ficar totalmente fechados apenas as grandes lojas, os karaokês e os locais que servem exclusivamente bebidas alcoólicas.   

A decisão por apertar as regras veio após semanas de medidas mais brandas e foi tomada porque o país registra há dias mais de cinco mil casos diários da Covid-19. Essa fase intermediária estava ocorrendo nos quatro distritos que entram na emergência agora e em outros seis, mas não tinham sido capazes de evitar os aumentos constantes nas contaminações.   

Segundo dados do Ministério da Saúde, em Osaka e Hyogo, cerca de 80% dos novos casos constatados são de variantes do Sars-CoV-2, especialmente, da britânica.   

Outro problema enfrentado pelos japoneses é a lenta campanha de vacinação anti-Covid. Além de ter anunciado o início da campanha mais tarde que os demais países desenvolvidos, apenas 1% da população foi imunizada até o momento. Porém, o governo mantém a previsão de que a campanha será finalizada até setembro deste ano.   

Desde o início da pandemia, o Japão soma 558.142 casos confirmados e 9.871 mortes pela doença. (ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Notícias