Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Weintraub diz ser 'inacreditável' denúncia por improbidade administrativa

Abraham Weintraub pode perder direitos políticos após denúncia do MPF - Cláudio Reis/Agência O Globo
Abraham Weintraub pode perder direitos políticos após denúncia do MPF Imagem: Cláudio Reis/Agência O Globo
do UOL

Do UOL, em São Paulo

22/04/2021 21h39Atualizada em 22/04/2021 21h39

O ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou hoje ser "inacreditável" a denúncia do MPF (Ministério Público Federal) que pode cassar seus direitos políticos. Weintraub é acusado de improbidade administrativa por declarações "falsas" sobre as universidades públicas —na ação, o MPF relembra quando o ex-ministro disse que algumas instituições possuíam plantações extensivas de maconha.

"Fui pego de surpresa. Eu perder meus direitos políticos porque falei que tinha drogas... É inacreditável", disse Weintraub em live publicada nas redes sociais. "Não me arrependo de nada que eu fiz. Eu fui o primeiro ministro da Educação na história do Brasil a falar abertamente sobre as drogas dentro da universidade".

Segundo o MPF, como ministro, Weintraub agiu contra princípios da administração pública como moralidade, honestidade e lealdade às instituições. Na ação, o Ministério Público alerta que "o aporte de recursos, investimentos em pesquisas, oferta de bolsas a acadêmicos depende sobretudo da boa imagem das instituições de ensino".

Na live, Weintraub voltou a repetir que as universidades públicas abrigam plantações de maconha e que laboratórios de química que são usados para a produção de metanfetamina. "O ambiente universitário é para ensino e pesquisa. Não pra ficar chapado", disse.

Para o MPF, as declarações de Weintraub são "suposições genéricas" a partir de casos simplórios, pontuais e isolados de consumo e tráfico de drogas no ambiente universitário. "Em todos os casos, a polícia atuou dentro dos campi, ao contrário do que fez crer o requerido", destacou.

Notícias