Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Idosa morre ao ser atacada por abelhas no CE; cinco pessoas ficaram feridas

Ataque teria começado na cozinha da casa de idosos; enxame em galpão nas redondezas já teria matado animais no passado - Divulgação/CBCE
Ataque teria começado na cozinha da casa de idosos; enxame em galpão nas redondezas já teria matado animais no passado Imagem: Divulgação/CBCE
do UOL

Ed Rodrigues

Colaboração para o UOL

22/04/2021 20h19Atualizada em 22/04/2021 20h34

Uma idosa de 74 anos morreu depois de ser atacada por um enxame de abelhas dentro de casa, no interior do Ceará.

A mulher tentou salvar o marido do ataque e acabou recebendo múltiplas picadas. Maria Aparecida Frota chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos ainda a caminho do hospital.

O incidente ocorreu na manhã de hoje, na cidade de Coreaú, a 380 km de Fortaleza. O marido da vítima, identificado como Francisco Marques, foi o primeiro a ser atacado pelos insetos.

Moradores da área correram para ajudar o casal e também acabaram sendo picados. O motorista Robson Neves disse que o ataque ocorreu na cozinha da casa.

"Foram logo em seu Francisco. Quando dona Aparecida ouviu os gritos, correu para ajudar. Eu e meu irmão também tentamos ajudar. Mas só conseguimos puxar ele", contou ele ao UOL.

Outro morador explicou à reportagem que não é a primeira vez que o enxame faz vítimas.

"Essa colmeia está aí há uns dez anos. Elas já mataram meus cachorros e atacaram outras pessoas. Os Bombeiros vêm e tiram, mas elas voltam com o tempo para o galpão", contou o comerciante Gerson Renato.

As vítimas que tentaram ajudar o casal foram levadas pelo Samu para uma USF (Unidade de Saúde da Família) da região. Segundo funcionários da unidade, todos foram medicados e passam bem.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, uma operação foi montada para retirar a colmeia ainda na noite de hoje. O enxame está localizado em um galpão vizinho à casa da idosa que morreu.

O tenente Quildo Azevedo, do 3º Batalhão de Bombeiros Militares de Sobral, explicou que a captura de abelhas é mais segura no período noturno.

"Elas retornam todas para a colmeia e se concentram lá. Só saem durante de dia. A gente tenta capturar, mas se não der, serão exterminadas", disse.

Ele acrescentou que as abelhas provavelmente são da espécie africana e que devem ter atacado por terem sido incomodadas.

"Elas são muito sensíveis a barulho. Ou atacaram por isso ou porque foram mexer na colmeia. O recomendado nesses casos é acionar os Bombeiros assim que perceberem as abelhas e não mexer", concluiu o oficial.

Notícias