Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Vermes marinhos perigosos ao toque infestam praias nos EUA; veja

Vermes da família Nereididae invadiram praias americanas da costa da Carolina do Sul - Reprodução/Facebook/South Carolina Department of Natural Resources
Vermes da família Nereididae invadiram praias americanas da costa da Carolina do Sul Imagem: Reprodução/Facebook/South Carolina Department of Natural Resources
do UOL

Colaboração para o UOL, em São Paulo

21/04/2021 17h39Atualizada em 22/04/2021 07h30

Banhistas foram alertados sobre a presença de vermes que são perigosos ao toque nas praias de Charleston, no estado norte-americano da Carolina do Sul. Os animais que geraram preocupação são do gênero Nereis e podem causar queimaduras e lesões na pele.

O Departamento de Recursos Naturais da Carolina do Sul confirmou no Facebook a presença dos animais, ao postar um vídeo. "Nada tem mais cara de primavera na costa [do estado] do que um frenesi de vermes marinhos", escreveu a pasta, em tom bem-humorado.

Segundo a publicação, os Nereis passam por transformações nas luas novas e cheias da primavera local, quando seus corpos entram em um estado reprodutivo conhecido como epitokes.

"Você pode não querer nadar com epitokes, pois os Nereis têm um conjunto de mandíbulas em forma de gancho. Mas é difícil não apreciar uma visão costeira tão incomum", diz a legenda da postagem, que acompanha a gravação chocante dos vermes se movendo na água à beira do mar.

Os invertebrados marinhos podem se prender nos dedos das pessoas com suas mandíbulas na forma de gancho, de acordo com o site New York Post. Além do mais, eles conseguem romper a pele humana, segundo especialistas da Universidade Walla Walla, em Washington.

O tamanho desses animais cilíndricos que habitam áreas arenosas varia de 5 a 30 centímetros.

Por sorte, os banhistas americanos não terão que se preocupar com eles por muito tempo, já que todo ano um bando de aves e peixes famintos se reúne na região de Charleston, em busca desses vermes.

Notícias