Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Putin diz esperar que Rússia alcance imunidade coletiva contra a covid no segundo semestre

"Vacina tem hoje uma importância capital (...) para permitir que se desenvolva a imunidade coletiva no outono", declarou Putin - Alexander Nemenov/AFP
'Vacina tem hoje uma importância capital (...) para permitir que se desenvolva a imunidade coletiva no outono', declarou Putin Imagem: Alexander Nemenov/AFP

Em Moscou

21/04/2021 08h47

O presidente russo Vladimir Putin afirmou hoje esperar que o país alcance a imunidade coletiva contra a covid-19 no outono (hemisfério norte, primavera no Brasil), ao mesmo tempo que celebrou o "avanço científico" da nação com a criação de três vacinas.

"A vacina tem hoje uma importância capital (...) para permitir que se desenvolva a imunidade coletiva no outono", declarou Putin durante seu grande discurso anual sobre o estado da nação.

O presidente da Rússia também afirmou que deseja "manter as fronteiras sob controle para frear a propagação" do vírus.

O discurso otimista de Putin acontece um dia depois das preocupações expressadas pelo prefeito de Moscou, Serguei Sobianin, que informou um agravamento da situação epidemiológica na capital russa.

Moscou registra quase 2 mil novos casos diários nos últimos dias e a Rússia entre 8 mil e 9 mil casos diários desde o início de abril.

De acordo com o instituto Gamaleya, que desenvolveu a vacina Sputnik V, 3,8 milhões de pessoas, em um país de 146 milhões de habitantes, receberam as duas doses.

Os números sobre a mortalidade divergem de acordo com as fontes: o governo reconhece 106.706 óbitos provocados pela covid-19, mas a agência estatísticas Rosstat registrou pelo menos 224 mil até o fim de fevereiro, o que deixaria a Rússia entre os países mais afetados pela pandemia.

Notícias