Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Guterres mostra preocupação com falta de vacinas em países mais pobres

21/04/2021 21h05

Soldeu (Andorra), 21 abr (EFE).- O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, disse nesta quarta-feira estar "muito preocupado" com o fato de existirem países de baixa renda que "ainda não receberam uma dose" da vacina contra a Covid-19.

Guterres manifestou sua preocupação em uma mensagem gravada transmitida durante a inauguração da XXVII Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo, que teve início em Andorra e visa dar uma resposta comum à pandemia, com especial ênfase nas vacinas.

A Cúpula estava marcada para novembro do ano passado, mas foi adiada por conta da pandemia. Finalmente, Andorra propôs um formato misto, com apenas cinco delegações participando fisicamente do plenário: Espanha e Portugal devido à proximidade geográfica, e Guatemala e República Dominicana, a antecessora e a próxima sede, respectivamente, além da própria Andorra.

O secretário-geral criticou "o nacionalismo perigoso das vacinas" e garantiu que "se continuar" desta forma, fará com que o processo de vacinação nos países em desenvolvimento se arraste "por anos" e isto, por sua vez, "atrasará" o processo global.

Por outro lado, chamou a atenção para o impacto da pandemia na América Latina e no Caribe, que acumula "25% das mortes globais" e cujo produto interno bruto (PIB) sofreu "uma contração de 7,4%, a maior desde 1821".

António Guterres também valorizou o fato de que "em um momento de grande polarização e crise do multilateralismo" a Cúpula Ibero-americana tenha "mantido o diálogo" entre os 22 países da região.

"Esta Cúpula deveria ser um momento de esperança diante dos enormes desafios globais" que a região enfrenta, frisou Guterres.

Durante a sessão plenária, 16 dos 22 líderes ibero-americanos irão discursar, uma vez que Brasil, México, Venezuela, El Salvador, Paraguai e Nicarágua, serão representados por vice-presidentes e chanceleres.

Notícias