Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Temas globais não podem ser decididos por poucos, diz Xi Jinping

20/04/2021 08h03

ROMA, 20 ABR (ANSA) - O presidente chinês, Xi Jinping, voltou a defender o multilateralismo no cenário mundial durante a abertura do Fórum Boao para a Ásia nesta terça-feira (20). O evento reúne 25 países asiáticos e a Austrália e visa fazer debates em alto nível econômico para toda a região.   

"As questões globais não podem ser decididas por apenas alguns poucos países. Não há lugar para o unilateralismo ou uma hegemonia. O mundo quer justiça, não hegemonia", disse no início de seu discurso convidando os presentes a renunciarem à "mentalidade da Guerra Fria".   

Sem citar nomes, Xi ainda criticou as nações que querem "intrometer-se nos assuntos internos dos outros" e disse que não apoiará esse tipo de ação. Nos últimos meses, Pequim vem sofrendo com sanções e ataques públicos de países ocidentais, especialmente, por conta de relatórios que apontam uma série de violações direitos humanos do governo contra a minoria muçulmana uigur na província de Xinjiang.   

Ainda durante o discurso, o presidente chinês voltou a dizer que seu governo continuará a ampliar a colaboração sanitária com diversas organizações mundiais e também com países para ajudar a "proteger a vida e a saúde das pessoas" em todo o mundo.   

O chefe de Estado chinês vem usando diversos espaços internacionais para tentar liderar debates importantes, como o combate à pandemia de Covid-19 e também às mudanças climáticas.   

A partir desta quinta-feira (22), por exemplo, Xi estará na cúpula virtual convocada por Joe Biden para discutir o clima e as metas mundiais.   

Por isso, desde a semana passada, o líder chinês está se reunindo com grandes potências, como Alemanha e França, para fazer a articulação sobre o tema. (ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Notícias