Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

RJ: PF apreende carros de luxo em operação contra a UniRio

Carros de luxo são apreendidos na Operação Predestinado, que investiga superfaturamento de contratos da UniRio - Divulgação/Polícia Federal
Carros de luxo são apreendidos na Operação Predestinado, que investiga superfaturamento de contratos da UniRio Imagem: Divulgação/Polícia Federal
do UOL

Rai Aquino

Colaboração para o UOL, no Rio

20/04/2021 07h20Atualizada em 20/04/2021 17h20

A PF (Polícia Federal) faz, desde o início da manhã de hoje, a Operação Predestinado, que investiga superfaturamento de contratos da UniRio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro). Pelo menos dois carros de luxo, da BMW, foram apreendidos em um endereço não divulgado.

Os agentes cumprem nove mandados de busca e apreensão, expedidos pela 8ª Vara Federal Criminal do Rio, nas cidades do Rio de Janeiro e Rio Bonito, na Região Metropolitana do estado, e Saquarema, na Região dos Lagos.

De acordo com as investigações, há indícios da prática de direcionamento e superfaturamento em contrato firmado entre a UniRio e uma empresa especializada para prestar serviços de operação, manutenção preventiva, corretiva e emergencial na universidade. O nome da empresa não foi divulgado.

Também há a constatação, em tese, de várias irregularidades na condução do processo administrativo. Os crimes investigados são fraude em licitação e peculato.

Carros de luxo são apreendidos na Operação Predestinado, que investiga superfaturamento de contratos da UniRio - Divulgação/Polícia Federal - Divulgação/Polícia Federal
Carros de luxo são apreendidos na Operação Predestinado, que investiga superfaturamento de contratos da UniRio
Imagem: Divulgação/Polícia Federal

A ação conta com a participação de 33 policiais federais.

A PF diz que o material apreendido será periciado e servirá para aprofundar a investigação e eventualmente responsabilizar um maior número de pessoas envolvidas nas supostas fraudes.

A UniRio se manifestou sobre o caso por meio de nota:

A Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) vem a público prestar esclarecimentos considerando a notícia veiculada nesta terça-feira (20/04/2021), acerca de investigação policial.

A investigação da Polícia Federal versa sobre contrato firmado entre a empresa de manutenção predial que presta serviço à UNIRIO e outras instituições públicas. O contrato com a empresa teve origem a partir de adesão à ata de registro de preços de pregão eletrônico realizado por outra instituição pública, em 2017.

Ressalte-se que não ocorreu qualquer atividade policial no ambiente universitário, em nenhum dos campi da UNIRIO, sendo esta nota oficial a materialização do compromisso institucional com a transparência que deve pautar a atuação do gestor público.

A investigação policial segue sob sigilo, sendo certo que a UNIRIO continuará adotando o caráter colaborativo essencial e necessário às boas práticas administrativas.

Notícias