Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Grécia vai emprestar bateria de mísseis à Arábia Saudita

20/04/2021 21h52

Riade, 21 Abr 2021 (AFP) - A Grécia irá emprestar uma bateria de mísseis Patriot à Arábia Saudita, para proteger a infraestrutura do país dos ataques de rebeldes huthis iemenitas, anunciou nesta terça-feira o chanceler grego, Nikos Dendias.

"Assinamos um acordo para tranferir uma bateria aos sauditas", informou Dendias durante visita a Riade acompanhado do ministro grego da Defesa, Nikos Panagiotopoulos. "Ela será instalada em breve e estará operacional em solo saudita para proteger a infraestrutura energética essencial das ameaças terroristas", assinalou este último.

Autoridades sauditas não comentaram a notícia. Em maio passado, os Estados Unidos anunciaram que iriam retirar quatro baterias antimísseis Patriot da Arábia Saudita. Duas delas haviam sido instaladas devido a ataques huthis contra instalações de petróleo sauditas ocorridos em setembro de 2019, que obrigaram o reino a reduzir temporariamente pela metade sua produção de óleo cru, levando pânico aos mercados.

Maior exportador mundial de petróleo, a Arábia Saudita lidera a coalizão militar que apoia o governo do Iêmen na guerra contra os rebeldes huthis, apoiados pelo Irã. Os sauditas se apoiam nos mísseis Patriot para interceptar os ataques quase diários de mísseis e drones lançados pelos rebeldes, que se multiplicaram nos últimos meses.

burs-ac/jj/ahe/am/af/yow/lb

Notícias