Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Verdes escolhem Baerbock para disputar sucessão de Merkel

19/04/2021 09h45

BERLIM, 19 ABR (ANSA) - Os Verdes da Alemanha escolheram Annalena Baerbock como sua candidata a chanceler para as eleições de 26 de setembro, que abrirão a era pós-Angela Merkel, anunciou a sigla nesta segunda-feira (19).   

Baerbock é copresidente do partido ao lado de Robert Habeck e ambos estavam na disputa para a indicação. Ao ser anunciada, a política destacou que "inicia-se hoje um novo capítulo" para a sigla e, talvez, "para todo o país".   

A alemã tem 40 anos e é advogada e ex-atleta, sendo a mais jovem indicada a ocupar o posto da Chancelaria do país. Ela não tem nenhuma experiência política, mas ganhou notoriedade nos últimos meses por criticar a gestão da pandemia de Covid-19 do governo Merkel.   

Já Habeck admitiu que "ambos queriam" assumir o possível cargo, mas "que apenas um poderia" se candidatar.   

A indicação do nome de um possível chanceler é algo feito por partidos que tenham chance real de ocupar o cargo e, no caso dos Verdes, tudo indica que a sigla será a segunda força política no pleito de setembro. Já o União Democrata-Cristã (CDU) de Merkel deve se manter na primeira colocação, mas com uma diferença muito menor do que já teve no passado, o que obrigaria a um governo de coalizão diferente. No entanto, uma briga interna por poder ainda faz com que o partido não saiba quem será o indicado a ser o sucessor da chanceler, que está no cargo há 16 anos. (ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Notícias