Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Putin participará por vídeoconferência na cúpula sobre o clima

19/04/2021 12h30

Moscou, 19 Abr 2021 (AFP) - O presidente russo, Vladimir Putin, participará na quinta-feira por vídeoconferência na cúpula internacional sobre o clima organizada pelo seu homólogo americano, Joe Biden, informou o Kremlin nesta segunda-feira (19).

"Vladimir Putin apresentará as estratégias da Rússia no contexto do estabelecimento de uma ampla cooperação internacional para superar as consequências negativas da mudança climática", afirmou o Kremlin em um comunicado.

No total, 40 líderes mundiais foram convidados para esta cúpula, em 22 e 23 de abril, que marcará o retorno de Washington ao combate à mudança climática após a retirada do governo de Donald Trump.

No final de março, Joe Biden convidou Vladimir Putin e o presidente chinês, Xi Jinping, a participarem da cúpula. Xi ainda não confirmou sua participação.

A resposta positiva dos russos ocorre em meio às crescentes tensões entre o Kremlin e o Ocidente em vários assuntos internacionais, principalmente sobre a questão da Ucrânia e o caso do opositor russo preso Alexei Navalny.

A questão climática é uma das poucas áreas de cooperação possíveis atualmente entre Moscou e Washington.

De acordo com muitos cientistas, Sibéria e o Ártico russo estão entre as regiões mais expostas à mudança climática. Nos últimos anos registraram fortes ondas de calor e incêndios.

No início de março, Moscou e Washington afirmaram que retomaram a cooperação sobre o clima com o novo governo americano.

O representante do Kremlin neste assunto, Ruslan Edelgueriev, entrou em contato com o enviado americano para o clima e ex-secretário de Estado, John Kerry.

O funcionário russo afirmou que os principais aspectos de cooperação com Washington são a proteção do Ártico, a área florestal e a energia nuclear para uso civil, em um contexto global de transição energética.

rco/tbm/sg/es/age/mb/aa

Notícias