Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Brasil lançou satélite quando deveria apoiar vacina, critica Ailton Krenak

Ailton Krenak fpi o convidado do Roda Viva nesta segunda (19) - Reprodução/TV Cultura
Ailton Krenak fpi o convidado do Roda Viva nesta segunda (19) Imagem: Reprodução/TV Cultura
do UOL

Do UOL, em São Paulo

19/04/2021 23h23

O ambientalista, escritor e líder indígena Ailton Krenak criticou as prioridades adotadas por governos em sistemas capitalistas. Como exemplo, comentou sobre o lançamento de satélites em meio à pandemia de covid-19 e lembrou que o Brasil foi um dos países que fizeram lançamentos em 2020.

"Tivemos 8 missões espaciais do começo da pandemia até outro dia. Eu me pergunto por que um cara vai financiar mandar um foguete para o espaço no momento que o mundo está morrendo por falta de vacina", disse.

"O Brasil mesmo despachou um satélite para o espaço. Qual a onda do Brasil para mandar satélite para o espaço quando ele deveria estar apoiando o [Instituto] Butantan para fazer vacina", questionou Krenak, e completou: "a gente perdeu a prioridade".

Ailton Krenak foi o entrevistado desta segunda do programa Roda Viva, da TV Cultura. Ainda criticando as prioridades definidas no sistema capitalista, ele foi incisivo: "O pensamento mágico de um escravo do capitalismo é tão fantástico que ele acredita que o capitalismo pode acabar com o mundo e criar outro".

Notícias