Topo
Notícias

França impõe quarentena obrigatória para viajantes do Brasil, Argentina, Chile e África do Sul

18/04/2021 08h48

O governo francês vai determinar uma quarentena obrigatória de 10 dias para viajantes que chegarem do Brasil, Argentina, Chile e África do Sul, para tentar barrar a propagação de variantes do coronavírus. O anúncio foi feito na na noite de sábado (17) pelo gabinete do primeiro-ministro francês, Jean Castex. 

O governo francês ainda não explicou como funcionará a quarentena obrigatória. No entanto, indicou que a medida será aplicada progressivamente nos próximos dias até entrar completamente em vigor em 24 de abril. A restrição também será imposta a quem chegar à França vindo da Guiana Francesa, que faz fronteira com o Brasil

"Um sistema de verificação será colocado em prática, antes do embarque e na chegada, para um local de quarentena adaptado às exigências sanitárias. Controles do cumprimento da quarentena serão efetuados pela polícia, acompanhados do reforço de multas no caso do desrespeito do isolamento", divulgou em nota o gabinete do primeiro-ministro francês. 

Na última terça-feira (13), as autoridades já haviam anunciado a suspensão das conexões aéreas com o Brasil até este domingo (18). A medida foi prorrogada até 23 de abril. Os voos com a Argentina, Chile e África do Sul serão mantidos, porque nesses países a presença de variantes "não atinge os níveis observados no Brasil", reitera o comunicado.

Medidas reforçadas

Os critérios para viajantes vindos desta lista de países serão reforçados. O objetivo é permitir que apenas franceses, cônjuges e filhos, além de cidadãos estrangeiros que residam na França, possam embarcar com destino ao país.

Segundo o governo francês, será necessário apresentar um teste de PCR negativo feito menos de 36 horas antes da viagem, em vez de 72 horas. Caso o viajante esteja munido de um PCR negativo feito 72 horas antes do embarque, ele precisará também apresentar um teste de antígeno negativo à Covid-19 feito em menos de 24 horas. Além disso, todos os passageiros vindos do Brasil, Argentina, Chile e África do Sul serão submetidos a um novo teste de antígeno ao chegar à França.

As novas medidas entram em vigor "em um momento em que a situação epidêmica se estabiliza em território nacional", justifica o comunicado. No entanto, a França vêm registrando mais de 30 mil contaminações diariamente por Covid-19. Em 24 horas, o país registrou 189 mortes, de um total de 100.622 óbitos desde o início da pandemia. Nos últimos sete dias, 13.360 pacientes foram admitidos nos hospitais franceses, 3.025 em estado grave.

O governo francês pretende discutir essas medidas com seus parceiros europeus no início da próxima semana. A lista de países submetida às novas restrições pode ser aumentada nos próximos dias. 

Notícias