Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

República Tcheca expulsa 18 diplomatas russos acusados de espionagem

17/04/2021 18h47

Praga, 17 Abr 2021 (AFP) - A República Tcheca expulsará 18 diplomatas russos identificados como espiões, informou o ministro das Relações Exteriores da Rússia neste sábado(17).

"Dezoito funcionários da embaixada russa devem deixar nossa República em 48 horas", disse o ministro Jan Hamacek a jornalistas.

O primeiro-ministro tcheco, Andrej Babis, explicou que as autoridades têm "evidências claras" de ligações entre agentes do serviço de inteligência militar russo (GRU) com a explosão de um depósito de munições em 2014, que resultou em duas mortes.

"Temos bons motivos para suspeitar do envolvimento de agentes da unidade 29155 de GRU na explosão do depósito de munições em Vrbetice", no leste do país, explicou Babis.

O primeiro-ministro disse que recebeu a informação na sexta-feira, sem explicar por que demorou anos para obtê-la.

A unidade 29155 do GRU é a mesma que dos agentes russos suspeitos de envenenar o agente duplo Sergey Skripal em Salisbury, Reino Unido, em 2018.

A polícia tcheca confirmou neste sábado que está investigando dois homens com passaportes russos, usados pelos suspeitos de envenenamento de Skripal, por seu suposto envolvimento na explosão de 2014.

"A explosão causou enormes danos materiais e representou um enorme perigo para a vida de muitos vizinhos, mas acima de tudo matou dois dos nossos concidadãos", declarou.

Hamacek, que é ministro do Interior e ocupa provisoriamente a pasta estrangeira, disse lamentar os danos que este incidente causa às "relações tcheco-russas".

"Estamos em uma situação semelhante à do Reino Unido após a tentativa de envenenamento de Salisbury em 2018", acrescentou Hamacek, referindo-se ao ataque sofrido por Skripal, no qual ele sobreviveu.

O atual chefe interino das Relações Exteriores assume o cargo após a destituição, na segunda-feira, do pró-europeu Thomas Petricek, por ter se oposto ao uso na República Tcheca da vacina russa Sputnik V, que não conta com o aval da União Europeia.

Hamacek disse que convocou o embaixador russo, Alexander Zmeyevski, neste sábado para informá-lo da decisão.

A decisão checa surge no meio de uma crise diplomática entre a Rússia e os Estados Unidos, com respetivas expulsões de diplomatas e sanções.

Os Estados Unidos acusam Moscou de intervir em seus assuntos internos e de realizar ataques cibernéticos, enquanto o regime de Vladimir Putin garante que essas acusações são "delirantes".

A Polônia, vizinha da República Tcheca, anunciou na sexta-feira a expulsão de três diplomatas russos por "atividades prejudiciais" ao país.

frj/amj/har/jz/eg/jc/ic

Notícias