Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Colômbia confirma circulação de cepa britânica do coronavírus

Arquivo - Presidente disse que é preciso manter o uso de máscaras, distanciamento físico, lavar as mãos e evitar multidões - Juan Barreto/AFP
Arquivo - Presidente disse que é preciso manter o uso de máscaras, distanciamento físico, lavar as mãos e evitar multidões Imagem: Juan Barreto/AFP

Em Bogotá

17/04/2021 02h42

O INS (Instituto Nacional de Saúde) da Colômbia confirmou ontem (16) a circulação no país da variante britânica do coronavírus, que não é mais letal, mas mais contagiosa.

A cepa descoberta no Reino Unido foi encontrada no departamento de Caldas, localizado na região turística de Eje Cafetero, segundo o o INS.

"O INS Colômbia confirma a circulação não predominante da variante B.1.1.7 no departamento de Caldas. Lembre-se de que todas as linhagens de preocupação com a saúde pública facilitam a transmissão do vírus, portanto é essencial insistir e reforçar as medidas de autocuidado", escreveu a agência em uma mensagem no Twitter.

O ministro da Saúde, Fernando Ruiz, detalhou que a circulação foi confirmada em duas amostras, razão pela qual ele pediu às autoridades regionais e aos prestadores de serviços de saúde para intensificar o estudo das redes de contatos para cada caso positivo relatado.

"Esta linhagem não é mais letal, mas é mais contagiosa. Por isso, a melhor maneira de lidar com a presença destas variantes, linhagens ou linhagens é precisamente a autoproteção", afirmou o presidente da Colômbia, Iván Duque, em um programa de televisão chamado "Prevenção e Ação".

O presidente acrescentou que é preciso manter o uso de máscaras, distanciamento físico, seguir protocolos de biossegurança, lavar as mãos e evitar multidões. "São as melhores medidas para evitar infecções", frisou.

A Colômbia reportou ontem 16.703 casos de covid-19, o que elevou o total desde o começo da pandemia para 2.619.422. Houve também a confirmação de 365 mortes, 328 delas correspondentes a dias anteriores, e o número de vítimas do vírus SARS-CoV-2 subiu para 67.564.

O número de casos ativos teve alta e está em 100.491, o equivalente a 3,83% do total de infecções confirmadas até agora, enquanto 2.442.453 pessoas aparecem como recuperadas, ou 93,24% dos pacientes.

Em Caldas, onde a circulação da variante britânica foi confirmada, foram confirmados 53.318 casos de Covid-19, dos quais 2.922 ainda estão ativos, 1.070 pessoas morreram e 49.052 estão listadas como recuperadas.

Notícias