Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Vereador é condenado a indenizar guia de turismo por compará-la a cachorro

Rodrigo Silva Pereira (PSDB), de 35 anos, vereador de Peruíbe (SP) - Reprodução/Facebook
Rodrigo Silva Pereira (PSDB), de 35 anos, vereador de Peruíbe (SP) Imagem: Reprodução/Facebook
do UOL

Jean Sfakianakis

Colaboração para o UOL, em São Paulo

16/04/2021 13h44Atualizada em 17/04/2021 08h36

O vereador de Peruíbe (SP) Rodrigo Silva Pereira (PSDB), de 35 anos, foi condenado a pagar uma indenização de R$ 7 mil a uma guia de turismo por insultos durante um evento em 2019. Cabe recurso contra a decisão. Procurada por UOL, a defesa do político disse que vai recorrer.

Inicialmente a mulher exigiu indenização equivalente a 52 salários mínimos (R$ 52.250,00). Porém, o juiz João Costa Neto reduziu a quantia a ser recebida em julgamento ontem.

O político teria dito para a mulher "você late muito" e "porque você não para de latir". Além disso, questionou a presença dela no evento: "você nem deveria estar". As declarações constam em boletim de ocorrência e ainda foram mencionadas em nota de repúdio do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Peruíbe.

Na época, o político era secretário do turismo e não negou as ofensas, mas disse que não se lembrava. "Alega que se houve ofensa, não foi intencional", conforme trecho do processo.

Para a justiça, o vereador disse que a mulher - que pediu para ter identidade preservada - queria ser eleita em uma votação para ser representante do Conselho Municipal de Turismo, mas que não tinha direito a concorrer ao pleito. Nesse momento, a guia de turismo teria proferido "falas ostensivas" ao então secretário.

"[Pereira] Sustenta que, no dia dos fatos, a autora teria causando-lhe incômodo e desconforto, ao exigir sua participação. Relata que a autora teria impedido o bom andamento da reunião. Sustenta que não impediu a autora de participar do evento, mas apenas de votar ou de ser votada", descrevem os autos.

Em nota ao UOL, a advogada da guia, Janaina Basilio, informou que ainda está avaliando se vai recorrer da decisão, devido à diferença no valor exigido e no concedido. Já a advogada Juliana de Aquino Fornazier Rangel, que defende o político informou que o vereador ficou "surpreso" com a decisão. "O vereador informa que confia na Justiça e irá recorrer da decisão para buscar os esclarecimentos dos fatos", diz.

A reportagem questionou a posição do PSDB e aguarda retorno.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Inicialmente a reportagem informou que a autora do processo solicitou indenização equivalente a 52 cestas básicas, quando o correto eram 52 salários mínimos. O conteúdo foi alterado.

Notícias