Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Promotoria russa pede que organizações de Navalny sejam declaradas 'extremistas'

16/04/2021 14h06

Moscou, 16 Abr 2021 (AFP) - A Promotoria russa solicitou, nesta sexta-feira (16), que várias organizações ligadas ao opositor preso Alexei Navalny sejam consideradas "extremistas" e proscritas.

"Sob slogans liberais, essas organizações se dedicam a criar condições desestabilizadoras da situação social e sócio-política", afirmou a Promotoria de Moscou em um comunicado.

Diante disso, acrescentou, pediu a um tribunal da capital russa que qualifique como "extremistas" o Fundo de Combate à Corrupção (FBK) e seus escritórios regionais.

Segundo o comunicado, "os reais objetivos de suas atividades são criar as condições para mudar os alicerces da ordem constitucional, utilizando até mesmo a estratégia das 'revoluções coloridas'".

Navalny, de 44 anos, anunciou em 31 de março que havia iniciado uma greve de fome para protestar contra as condições de sua detenção e acusou a administração penitenciária de negar-lhe atendimento médico, apesar de sofrer de dupla hérnia de disco, segundo seus advogados.

O opositor disse que os funcionários da prisão ameaçaram forçá-lo a comer.

A justiça russa condenou Navalny a dois anos de prisão por uma alegada fraude ocorrida em 2014 e que muitos consideram como pretexto para prendê-lo.

A repressão judicial contra a oposição intensificou-se nos últimos dias.

Um tribunal russo proferiu nesta sexta-feira uma sentença de prisão de dois anos a um colaborador do opositor que trabalhava para o FBK.

Lyubov Sobol, outra colaboradora de Navalny, já havia sido condenada a uma pena suspensa na quinta-feira por supostamente entrar na casa de um agente dos serviços de segurança russos.

apo/alf/eb/mis/mr

Notícias