Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Lula chama Bolsonaro de "genocida" e admite concorrer à Presidência em 2022

16/04/2021 14h23

Buenos Aires, 16 abr (EFE).- O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva mostrou disposição de concorrer às eleições de 2022 para disputar contra Jair Bolsonaro, a quem chamou de "fascista" e "genocida".

Em entrevista realizada na noite de quinta-feira à emissora argentina "C5N", ao ser questionado sobre a possibilidade de concorrer às próximas eleições presidenciais, Lula disse que "se for necessário derrotar um fascista como Jair Bolsonaro, serei candidato a presidente".

As declarações ocorreram depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) ratificou ontem a decisão que anulou as sentenças proferidas em primeira instância contra o ex-presidente, recuperando assim todos seus direitos políticos.

A decisão do STF foi tomada por oito votos a três e apoiou a posição do ministro Edson Fachin, que em março havia anulado por medida cautelar as sentenças contra Lula.

O ex-presidente destacou que, antes de avaliar sua participação em um novo processo eleitoral, será "preciso conversar muito com as demais forças políticas de centro e de esquerda", em um processo semelhante ao realizado por Alberto Fernández para ser eleito presidente da Argentina.

No entanto, Lula reconheceu que pode apoiar outro nome para concorrer à Presidência: "Tenho 75 anos, estou bem de saúde, estou bem fisicamente, mas não tem que ser eu, podemos escolher alguém que possa representar os interesses progressistas do país", disse o ex-presidente, que culpou Bolsonaro pela preocupante situação da pandemia no Brasil.

"Nunca imaginei ter no Brasil um presidente fascista e genocida. Ele é o maior responsável pelas mortes da pandemia. Ele não cuidou do povo e nem comprou vacinas", afirmou.

Lula também acusou Bolsonaro de pensar apenas nos militares. "A democracia tem que voltar ao Brasil e espero poder participar de um processo que restaure a esperança ao país", encerrou.

Notícias