Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Chicago publica imagens da morte de adolescente latino nas mãos da polícia

16/04/2021 06h48

Chicago, 16 Abr 2021 (AFP) - As autoridades de Chicago (norte dos Estados Unidos) divulgaram na quinta-feira (15) imagens de câmeras corporais da polícia, nas quais se vê como um agente atirou e matou um adolescente latino de 13 anos.

As imagens mostram o adolescente Adam Toledo fugindo de agentes na madrugada de 29 de março. Quando ele para e levanta as mãos, leva um tiro no peito.

Os promotores afirmam que estava armado, embora não se identifique, no vídeo, qualquer arma em suas mãos quando é baleado.

Em coletiva de imprensa na quinta-feira, a prefeita de Chicago, Lori Lightfoot, pediu uma resposta pacífica dos cidadãos depois do que ela descreveu como imagens "insuportáveis".

Após a divulgação do vídeo, pequenos grupos se reuniram ontem no centro de Chicago para protestar pacificamente pela morte do adolescente.

"Prenda o policial!", gritavam alguns, de acordo com a imprensa local.

"Não acho que importa se Adam era um bom garoto, ou se estava envolvido em alguma outra atividade inadequada. O fato é que ele estava andando na rua e foi baleado desarmado", disse a advogada da família de Toledo, Adeena Weiss-Ortiz, à imprensa.

As tensões sobre racismo e a brutalidade na ação policial têm sofrido uma escalada nos Estados Unidos.

Na vizinha Minneapolis, está sendo processado um ex-policial branco acusado de assassinar o afro-americano George Floyd.

O julgamento acontece na mesma semana em que outra sequência de disparos letais da polícia contra um motorista negro desarmado provocou violentos protestos em um subúrbio desta mesma cidade.

str-ft/caw/jfx/pc/mar/tt

MURPHY OIL

Notícias