Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

RJ: MP recomenda que 7 municípios busquem pessoas que não tomaram 2ª dose

MP recomendou a sete municípios do Rio de Janeiro a buscarem pacientes que não tomaram 2ª dose da vacina - Divulgação/Governo do Estado de São Paulo
MP recomendou a sete municípios do Rio de Janeiro a buscarem pacientes que não tomaram 2ª dose da vacina Imagem: Divulgação/Governo do Estado de São Paulo
do UOL

Colaboração para o UOL

15/04/2021 19h04

O MP-RJ (Ministério Público do Rio de Janeiro) recomendou a sete municípios que realizem a busca ativa de pessoas que não foram tomar a 2ª dose da vacina contra a covid-19. As cidades incluídas estão na região metropolitana 2, além de São Gonçalo, Niterói, Maricá, Rio Bonito, Silva Jardim, Tanguá e Itaboraí.

O prazo para que as prefeituras e secretarias municipais de Saúde adotem providências, e comuniquem ao MP, é de dez dias. A omissão no cumprimento da recomendação, segundo o órgão, "poderá ensejar quaisquer medidas cabíveis, como a responsabilização por ato de improbidade administrativa".

Aqueles que não completaram o esquema vacinal, ou seja, tomaram apenas a 1ª dose do imunizante, devem ser contatados por telefone ou por meio de visita domiciliar. "É de responsabilidade dos gestores locais o planejamento preliminar para operacionalização da vacinação no âmbito municipal, sendo imprescindível este monitoramento", diz a recomendação do MP.

A decisão surgiu após o Ministério da Saúde alertar, na última terça-feira (13), que 1,5 milhão de pessoas deixaram de tomar a 2ª dose das vacinas, o que coloca em risco a eficácia completa. Do total, 143.015 seriam moradores do estado do Rio de Janeiro. A orientação do ministério é que, mesmo que a data prevista tenha passado, as pessoas devem procurar um posto de vacinação e completar o calendário.

O Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), no entanto, informou ontem que o número real é menor que o divulgado pelo Ministério da Saúde. Isso porque os municípios estariam atrasando a inserção de dados no sistema do governo federal que monitora a evolução da vacinação no país.

Notícias