Topo
Notícias

Procurando emprego? Veja alguns modelos de currículo e faça download

Veja modelos de currículo e baixe no computador ou celular - Getty Images/iStockphot/venimo
Veja modelos de currículo e baixe no computador ou celular Imagem: Getty Images/iStockphot/venimo
do UOL

Matheus Adami

Colaboração para UOL

15/04/2021 04h00Atualizada em 17/05/2022 17h42

Fazer um currículo do zero pode ser desafiador para muitas pessoas que buscam oportunidades no mercado de trabalho. Mas há diversos modelos de currículo para baixar disponíveis na internet para que você não tenha dificuldades neste que pode ser um momento divisor de águas na carreira de qualquer profissional.

"Não começar o currículo do zero é ótimo. Pegue um bom modelo de currículo. Na internet, há modelos disponíveis em fontes confiáveis, não é preciso inventar a roda. Informações acadêmicas, históricos profissionais, ferramentas que você domina, cursos que já fez. Tudo isso é importante", explica Patrícia Aguiar, gerente de redes e seleção massiva da Fundação Estudar.

O UOL consultou especialistas e disponibilizou modelos de currículo para você baixar aqui mesmo. Confira abaixo:

Modelos de currículos

Segundo Luciene Dourado de Melo, analista de carreiras da Universidade de Guarulhos, os principais tipos de currículo em circulação hoje são:

  • currículo tradicional em texto
  • currículo combinado ou misto
  • vídeo-currículo
  • currículo com carta de apresentação
  • currículo com fotografia e currículo Lattes.

Currículo tradicional em texto

Melo explica que este modelo de currículo geralmente é utilizado em cargos operacionais e administrativos. "Ao construir um currículo, é sempre importante ter em mente que trata-se de um cartão de visitas e/ou a apresentação profissional de um candidato para uma empresa", diz.

Bruno Martins, CEO da Trilha Carreira Interativa, divide o currículo tradicional em dois formatos: cronológico e funcional.

"O cronológico é o que vai priorizar as experiências por data, resumo de qualificações e jornada do profissional. É o que a maioria das pessoas conhece. O funcional prioriza as experiências, mais do que a cronologia. Você divulga muito mais os projetos, independentemente da empresa. Você põe tudo o que você fez, o que você entregou. A cronologia estará somente nas empresas e datas, mas o principal do currículo são as funções e realizações", afirma.

De acordo com Martins, o currículo funcional deve ser usado para quem quer resgatar uma função que teve no passado e é usado por profissionais mais técnicos.

Faça download do currículo tradicional:

Currículo combinado ou misto

Geralmente utilizado em cargos administrativos e de gestão. A diferença básica entre este modelo de currículo e o tradicional é que, aqui, há espaço para a inclusão de habilidades interpessoais.

Currículo com carta de apresentação

Usado para apresentação do perfil profissional de gestores e executivos. É basicamente uma carta em que o candidato fala de suas qualificações e pede uma oportunidade.

Currículo com fotografia

Utilizado em vagas para todos os cargos. Geralmente é solicitado por empresas que precisam validar a apresentação pessoal do candidato. É um modelo de currículo que gera controvérsia e que deve ser feito apenas se a vaga exigir.

Currículo Lattes

Utilizado para a apresentação acadêmica de docentes, palestrantes e/ou profissionais ligados a área da educação. A base de dados em que os currículos ficam armazenados, chamada de Plataforma Lattes, foi desenvolvida pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Na plataforma, os acadêmicos podem fazer um currículo em que, além de experiências profissionais, formações e idiomas, é possível inserir produções bibliográficas, participações em congressos ou eventos científicos, bancas das quais participou, projetos produzidos etc.

Vídeo-currículo

Utilizado para cargos que exigem criatividade do candidato, como para as áreas de marketing, comercial e criação. Em muitos casos, é uma parte do processo seletivo, que recebe o nome de "vídeo-currículo".

"Pode ser um vídeo em que o profissional vai falar, durante dez minutos, sobre a carreira dele inteira, ou parte de um processo seletivo, um case, um projeto etc", explica Martins.

Google disponibiliza modelos

O Google Drive, serviço de armazenamento de arquivos do Google, disponibiliza gratuitamente cinco modelos de currículo dentro do Documentos Google.

Basta clicar em "Galeria de modelos" ao abrir o aplicativo para ter acesso aos cinco modelos disponibilizados pelo Google, chamados de "Escritor moderno", "Verde-Hortelã", "Coral", "Serif" e "Suíço".

Todos os documentos são parecidos. As diferenças básicas entre os modelos de currículo são as cores e a disposição das informações ao redor da página.

Notícias