Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Portugal reabrirá centros comerciais e cinema na próxima segunda-feira

Frequentadores das lojas da estação Oriente, em Lisboa, esperam do lado de fora antes de fazer compras - Mario Cruz/EFE/EPA
Frequentadores das lojas da estação Oriente, em Lisboa, esperam do lado de fora antes de fazer compras Imagem: Mario Cruz/EFE/EPA

15/04/2021 21h22

Lisboa, 15 abr (EFE).- O governo de Portugal anunciou nesta quinta-feira que a situação epidemiológica em relação ao coronavírus permanece estável, o que permite que seja colocada em prática na próxima segunda-feira a terceira e penúltima fase de derrubada do lockdown, com a reabertura de centros comerciais e de cinemas e a permissão para que restaurantes sirvam os clientes no interior do estabelecimento.

"Estamos em condições de dar o próximo passo. Em nosso território, de uma forma geral, podemos, a partir de segunda-feira, entrar na próxima fase de desconfinamento", declarou o primeiro-ministro português, António Costa, em entrevista coletiva após o Conselho de Ministros.

Dessa forma, na próxima segunda começará a terceira fase da saída gradual de mais uma quarentena. Os estudantes com mais de 15 anos retornarão às salas aulas, o que já havia acontecido com os menores. Cinemas, teatros, casas de espetáculos, todas as lojas e centros comerciais serão abertos.

Além disso, os restaurantes, que até agora dificilmente podiam receber clientes e estavam atendendo a pedidos de entrega e retirada, voltarão a receber as pessoas. Já casamentos e batizados serão permitidos com público limitado a 25% da capacidade do local onde são realizados.

As regras se aplicam a praticamente todo o território português, exceto para sete dos 308 municípios, que não passam para a fase seguinte ao excederem uma incidência de 120 casos por 100 mil habitantes durante um mês.

Nessas localidades, as regras atuais serão mantidas: aulas no local para menores de até 15 anos, comércio até 200 metros quadrados com saída aberta à rua. Cabeleireiros e livrarias estão liberados, e restaurantes poderão servir apenas nos terraços.

Já quatro outros municípios regressam à fase anterior, a primeira, para mais de 240 casos por 100 mil habitantes. Nessas regiões, os alunos do pré-escolar e do ensino fundamental dificilmente terão aulas, e lojas e restaurantes permanecerão fechados - somente com serviço de entrega ao domicílio. Já salões de beleza continuam funcionando.

Com 829.358 casos de Covid-19 e 16.933 mortes causadas pela doença, Portugal está atualmente em estado de emergência - o mais alto nível de alerta do país - e permanecerá assim pelo menos até o próximo dia 30. As fronteiras entre o país e a Espanha também permanecerão restritas por pelo menos mais 15 dias, sendo permitida a passagem somente de transportadores e trabalhadores predeterminados.

Notícias